Presidente Maduro foi duramente criticado em relatório sobre a Venezuela
Reprodução/Twitter
Presidente Maduro foi duramente criticado em relatório sobre a Venezuela


Um informe contundente assinado pela alta comissária de Direitos Humanos da ONU, Michelle Bachelet , publicado nesta quarta-feira (3)acusa o governo de Nicolás Maduro na Venezuela de “tentar neutralizar, reprimir e criminalizar a oposição política e quem critica o governo”, denuncia o “aumento surpreendente” de execuções extrajudiciais supostamente cometidas pelas forças de segurança, a gradual militarização das instituições do Estado e as detenções arbitrárias e maus-tratos a críticos do governo. 

Leia os principais pontos do relatório:

Abuso da força.
Ao longo da última década, tanto as forças civis quanto as militares foram “responsáveis por detenções arbitrárias, maus-tratos e tortura contra os críticos do governo e suas famílias, violência sexual e de gênero perpetrada durante os períodos de detenção e visitas, e uso excessivo de força durante manifestações”, diz o documento sobre a Venezuela .

Leia também: Maduro reprime e criminaliza opositores, diz informe da ONU

Protestos.
O relatório registrou 66 mortes durante os protestos de janeiro a maio de 2019, dos quais 52 podem ser atribuídos às forças de segurança ou aos coletivos.

Prisões arbitrárias.
 Segundo o documento, até maio de 2019, havia 793 pessoas arbitrariamente privadas de liberdade. Além disso, 22 deputados da Assembleia Nacional, incluindo seu presidente, Juan  Guaidó , tiveram retirada sua imunidade parlamentar.

Leia também: Bolsonaro: Barrar esquerda na Argentina é mais importante que crise venezuelana

Autos de resistência.
Em 2018, o governo registrou 5.287 mortes, supostamente devido à “resistência à autoridade”, em operações policias da FAES. Entre 1º de janeiro e 19 de maio deste ano, outras 1.569 pessoas foram mortas, segundo as estatísticas do próprio governo. Outras fontes sugerem que os números poderiam ser muito maiores.

Leia também: Venezuela prende 13 pessoas após denúncia de plano para derrubar Maduro

Crise econômica.
 A crescente escassez de comida e seu preço cada vez mais alto resultaram em um menor número de alimentos, com menor valor nutricional, altas taxas de desnutrição e um impacto particularmente adverso nas mulheres, que passam em média 10 horas por dia em filas.

Saúde.
Em relação ao setor de saúde, os hospitais precisam de pessoal, suprimentos, remédios e eletricidade para manter equipamentos funcionando. De novembro de 2018 a fevereiro de 2019, ocorreram 1.557 óbitos por falta de insumos. Além disso, doenças que haviam sido erradicadas, como sarampo e difteria, reapareceram.

Liberdade de expressão.
O informe da ONU também denunciou a liberdade de expressão, e afirma que o espaço para a mídia livre e independente foi reduzido, através da proibição ou do fechamento de meios de comunicação, e a detenção de jornalistas independentes e expulsão de correspondentes.

O relatório foi baseado em 558 entrevistas com vítimas e testemunhas de violações dos direitos humanos na Venezuela .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!