Hoje, o papa Francisco nomeou o bispo Michel Dubost ao cargo de administrador apostólico da arquidiocese de Lyon, na França, em substituição a um homem acusado de encobrir casos de pedofilia
shutterstock
Hoje, o papa Francisco nomeou o bispo Michel Dubost ao cargo de administrador apostólico da arquidiocese de Lyon, na França, em substituição a um homem acusado de encobrir casos de pedofilia

Uma associação de vítimas de pedofilia da Itália pediu 5 milhões de euros à diocese de Savona, na região da Ligúria, como indenização a cinco pessoas que teriam sido vítimas de abusos sexuais cometidos pelo sacerdote Nello Giraudo.

Leia também: Papa Francisco pede para cabeleireiros fugirem da "tentação da fofoca"

Os abusos teriam ocorrido há cerca de 20 anos. Hoje adultas, as cinco vítimas teriam sido abusadas quando eram crianças, logo configurando pedofilia . Três delas foram retiradas de suas famílias pelos serviços sociais da Itália e entregues para tutela ao sacerdote.

O processo foi aberto pelas cinco vítimas, com apoio da associação Rede de Abuso, alegando que os bispos da diocese tinham conhecimento dos crimes e não agiram para proteger as crianças nem para denunciar as irregularidades. As vítimas alegam que a preocupação da diocese era apenas a manter a própria reputação.

Você viu?

Leia também: Papa faz apelo e pede que jovens se libertem do vício pelos celulares

O processo vem sete anos após Nello Giraudo ser condenado por um tribunal italiano por pedofilia. No entanto, naquela sentença, não foi determinado nenhum pagamento pelos danos às vítimas. A primeira audiência do caso está marcada para 15 de novembro. A diocese não comentou o assunto.

França

Leia também: Sob viés progressista, papa evita que fiéis beijem sua mão; vídeo gera polêmica

Nesta segunda-feira (24), o papa Francisco nomeou Michel Dubost, bispo emérito de Evry-Corbeil-Essonnes, ao cargo de administrador apostólico da arquidiocese de Lyon, na França. Ele substituirá Philippe Barbarin, que é acusado de encobrir casos de pedofilia no país e, pressionado pelo escândalo, apresentou sua renúncia ao posto.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!