Trump alertou que as batidas podem voltar a acontecer caso o Congresso não encontre uma solução para a fronteira do México com os EUA
Reprodução/Flickr
Trump alertou que as batidas podem voltar a acontecer caso o Congresso não encontre uma solução para a fronteira do México com os EUA

Um dia antes da entrada em vigor de uma operação de deportação em massa, programada para este domingo (23), Donald Trump anunciou seu adiamento por duas semanas. Apesar disso, o presidente americano alertou que as batidas podem voltar a acontecer caso o Congresso não encontre uma solução para a fronteira do México com os Estados Unidos. 

Leia também: Conselhos de Tucker Carlson ajudaram Trump a cancelar ataque ao Irã, diz jornal

“A pedido dos Democratas, atrasei por duas semanas a operação para o Processo de Remoção (Deportation) de Imigrantes Ilegais para ver se Democratas e Republicanos podem se unir e trabalhar juntos para uma solução para os problemas de asilo e porosidade na Fronteira Sul. Caso contrário, as Deportações vão começar”, escreveu  Trump .

Há cerca de dez dias, México e Estados Unidos assinaram um acordo migratório para deter as pessoas que tentam chegar aos EUA pela fronteira sul, vindas da América Central e passando pelo território mexicano. Mesmo assim, na véspera do lançamento oficial da campanha de reeleição do republicano, no último dia 17, Trump prometeu deportar milhões de imigrantes ilegais que vivem no país.

Dias depois, cumpriu outra promessa e anunciou o corte permanente de centenas de milhões de dólares de ajuda destinados a El Salvador, Guatemala e Honduras — o chamado Triângulo Norte da América Central, uma das regiões mais violentas do mundo, e origem de dezenas de milhares de imigrantes que tentam cruzar a fronteira americana.

Leia também: Escritora diz que foi estuprada por Donald Trump há 20 anos dentro de loja de NY

No sábado, a presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, principal democrata no Congresso, tinha pedido a líderes religiosos para pressionarem Trump para cancelar as deportações. 

Em comunicado, Pelosy afirmou que as deportações poderiam “injetar terror em nossas comunidades” e pretendiam destruir famílias, e instou líderes religiosos a transmitirem a Trump o “valor dos programas de reassentamento de refugiados”.

Segundo a CNN , o Serviço de Imigração e Controle de Aduanas dos Estados Unidos (ICE, na sigla em inglês) preparava uma ação para deter e deportar cerca de 2 mil famílias imigrantes em 10 cidades que possuam ordens de remoção emitidas em corte.

Leia também: Trump diz que cancelou bombardeio após considerar resposta 'desproporcional'

“As pessoas procuradas pelo ICE já tiveram decretada a sua deportação. Isso significa que elas estão eludindo a lei e os tribunais. Essas pessoas já deveriam estar de volta aos seus países. Elas desrespeitaram a lei ao virem para o País e desrespeitam quando permaneceram aqui”, disse Trump pelo Twitter.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!