O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recomendou ao Reino Unido que deixe a União Europeia sem obter um acordo, caso não consiga satisfazer suas exigências. A fala aconteceu durante uma entrevista ao jornal Sunday Times , às vésperas de sua chegada ao Reino Unido na segunda-feira (3).
Leia também: Trump lança oficialmente campanha pela reeleição em 18 de junho
"Se não consegue o acordo que quer, se não consegue um acordo justo, então vá embora", disse Trump em referência à saída do Reino Unido do bloco.
O presidente norte-americano falou ainda sobre a quantia a ser paga pelo Reino Unido ao orçamento plurianual europeu do período de 2014 a 2020. Donald Trump criticou o governo britânico por não ter incluído Nigel Farage, líder do Partido do Brexit, nas negociações com a União Europeia
.
"Gosto muito do Nigel. Ele tem muito a contribuir", afirmou.
No sábado, Trump já tinha dado opiniões sobre a política no Reino Unido em entrevista ao The Sun . Na ocasião, o líder americano afirmou que o ex-ministro britânico das Relações Exteriores Boris Johnson seria um premier "excelente". Atualmente, há treze candidatos à sucessão de Theresa May em Downing Street.
Leia também: Coreia do Norte executou funcionários após fracasso de reunião entre Kim e Trump
"Sempre gostei dele. Não sei se vai ser eleito, mas acredito que é um ótimo cara, uma pessoa muito talentosa", afirmou Trump
em entrevista ao The Sun
.