Tamanho do texto

Tupac Mosley, de 17 anos, manteve notas altas mesmo após perder a casa depois da morte do pai; o jovem escolheu estudar engenharia elétrica

Tupac Mosley
Reprodução
O jovem sem-teto Tupac Mosley, de 17 anos, conseguiu bolsas de estudo no valor de R$ 12 milhões

A história de Tupac Mosley, de 17 anos, poderia ser apenas mais uma de um jovem inteligente que chamou a atenção das universidades norte-americanas por conta de sua performance acadêmica. No entanto, o rapaz, que mora na cidade de Memphis, no Tennessee, teve que superar um enorme obstáculo para conseguir se formar na última quarta-feira (21): ele e sua família estão sem-teto desde fevereiro.

Leia também: Família de brasileiros é encontrada morta em apartamento durante férias no Chile

"Após a morte do meu pai a minha família começou a ter dificuldades para pagar as contas e nós fomos despejados", conta o jovem. Desde então, ele e os familiares ficaram em casas de parentes, amigos e em abrigos para pessoas sem-teto .

As dificuldades, no entanto, não abalaram o jovem, que manteve as médias altas e foi escolhido como orador da turma da Raleigh Egypt High School. Para enviar cartas solicitando bolsas de estudo, ele contou com a recomendação de seus professores e com o projeto For the Kingdom, que ajuda jovens em dificuldades financeiras.

"Eu sou abençoado por ter a For the Kingdom ao me lado", disse o jovem, em entrevista ao canal de televisão CNN . Durante os últimos meses, o jovem dormiu nas acomodações do projeto e enviou e recebeu as cartas das universidades do local.

Todo o esforço do jovem, no entanto, valeu a pena e ele foi procurado por dezenas de faculdades e universidades norte-americanas que ofereceram bolsas de estudo integrais para Mosley. Ao todo, o valor das bolsas somado ultrapassa R$ 12 milhões.

"Quando comecei a mandar as cartas eu queria ultrapassar U$ 1 milhão, mas quando vi que passamos de U$ 3 milhões fiquei impressinado", conta o estudante.

Após conversar com a família, o jovem tomou sua decisão e resolveu ir para a Tennessee State University, em Nashville, onde vai estudar engenharia elétrica. "Eu me preocupei com dinheiro durante a maior parte da minha. Agora saber que eu vou poder estudar algo que eu amo e começar a minha carreira sem ter que pensar nisso é um alívio", conta Tupac Mosley .

Leia também:  Lutador é preso suspeito de matar e postar foto da vítima em rede social

Durante seu discurso na formatura, o jovem sem-teto fez questão de agradecer sua família, em especial o pai falecido e os professores. Ele também disse para os colegas não abaixarem a cabeça nas adversidades. "Eu sabia que tinha que dar orgulho para a minha família e compensar tudo que eles fizeram por mim", disse. "Nunca deixa a sua situação, independente das circunstância, se transformar em uma montanha que você não pode escalar", concluiu o estudante, que foi aplaudido de pé pelos colegas.