Divulgação/campanha Nito Cardozo
"Nito" Cardozo foi eleito presidente do Panamá em eleição com margem apertada


O político veterano com formação nos Estados Unidos Laurentino “Nito” Cortizo venceu a eleição presidencial mais acirrada da História do Panamá, realizada neste domingo (5), e pediu união nacional depois de receber apenas cerca de um terço dos votos (33,2%) em um país claramente dividido sobre sua escolha na votação de turno único. Ele ficou apenas cerca de dois pontos percentuais à frente do segundo colocado, Rómulo Roux, com cerca de 31% do eleitorado. 

Leia também: Promotoria apreende mais de US$ 13 milhões de esquema da Odebrecht no Panamá

"O Panamá venceu hoje, e hoje, mais do que nunca, o Panamá precisa unir forças", disse o ex-ministro da Agricultura a apoiadores entusiasmados no discurso que fez à meia-noite em hotel que serviu de sede da sua campanha.

Durante a campanha, Cortizo prometeu limpar a política do país, cuja imagem foi maculada por um escândalo de corrupção envolvendo a empreiteira brasileira Odebrecht e pelo caso dos Panamá Papers, o vazamento de milhões de documentos que detalham a sonegação fiscal de algumas das pessoas mais ricas do mundo usando a nação famosa por seu canal.

Leia também: Justiça do Panamá prende fundadores do escritório Mossack Fonseca

"Os panamenhos não querem, ou merecem, nem tolerarão mais do mesmo. Os fundos públicos pertencem ao público, e são sagrados", acrescentou Cortizo.

Candidato pelo partido Câmbio Democrático (CD),  do ex-presidente Ricardo Martinelli, preso em investigação de um escândalo de espionagem, Roux relutou em admitir a derrota, dizendo que encontrou irregularidades nas urnas de algumas zonas eleitorais.

Você viu?

"Estamos realmente incomodados com esta situação", disse Roux ainda na noite de domingo.

Cortizo tomará posse em 1º de julho, e terá que equilibrar relações com os Estados Unidos e a China, uma vez que o presidente em fim de mandato Juan Carlos Varela irritou Washington estabelecendo laços diplomáticos formais com Pequim, hoje a segunda maior cliente do canal.

Leia também: Após o Panamá, Peru proíbe participação da Odebrecht em licitações do país

Os resultados de Cortizo e Roux asseguraram a hegemonia da polícia tradicional no Panamá, com outros cinco candidatos dividiram a preferência do restante do eleitorado. Entre eles, o com melhor desempenho foi Ricardo Lombana, candidato “anti-estabilishment”, que ficou com cerca de 20% dos votos.

Na manhã desta segunda, representantes de vários países, como o Mèxico, já congratulavam Cortizo pela vitória, seguindo o atual mandatário do Panamá. Em uma ligação transmitida ao vivo ainda no domingo também, Varela parabenizou Cortizo, numa aparente tentativa de mostrar estabilidade no país após o resultado apertado da eleição.

Nenhuma eleição na nação centro-americana teve uma margem tão estreita desde a restauração da democracia em 1989, ocorrida depois da invasão americana que depôs o ditador Manuel Noriega.

O clima estava tenso no hotel em que os apoiadores de Cortizo passaram horas reunidos para esperar seu candidato com bandeiras vermelhas, brancas e azuis de seu Partido da Revolução Democrática (PRD). Eles começaram a gritar “Nito, Nito, Nito!” quando o tribunal eleitoral ligou com a notícia.

Roux, de 54 anos, que já trabalhou na agência que administra o canal e foi ministro das Relações Exteriores do ex-presidente Ricardo Martinelli, publicou fotos de planilhas de votos que afirmou terem sido mal contados no Twitter como evidência de supostas irregularidades. Diante disso, ele disse, que esperaria a contagem final para aceitar o resultado.

Pesquisas prévias ao pleito davam vantagem a Cortizo, mas tanto Roux quanto Lombana tiveram desempenhos melhores que os previstos."Em parte, foi uma surpresa, mas no fim o povo do Panamá tomou a decisão certa", disse Tomas Vega, candidato do PRD ao Congresso do país.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!