Coroação do rei da Tailândia é acompanhada pela população do lado de fora do palácio
Diogo Carvalho
Coroação do rei da Tailândia é acompanhada pela população do lado de fora do palácio


O rei daTailândia , Maha Vajiralongkorn, concluiu neste sábado rituais budistas e brâmanes para transformar-se simbolicamente em um deus vivo, com a nação do sudeste asiático coroando seu primeiro monarca em quase sete décadas.

Leia também: Rei da Tailândia se casa secretamente com general de sua segurança pessoal

A coroação do rei da Tailândia de 66 anos ocorreu dentro do salão do Grande Palácio em Bangcoc após um período de luto oficial pelo seu reverenciado pai, o rei Bhumibol Adulyadej, que morreu em outubro de 2016 e reinou por 70 anos. O evento é acompanhado pelo colunista Diogo Carvalho, do iGay .

Assista ao vídeo gravado por Diogo Carvalho:


Você viu?

O rei estava sentado em um trono de ouro sob um guarda-chuva de nove camadas para receber a regalia real, incluindo uma coroa com ponta de diamante esmaltada em ouro, durante cerimônias que misturavam pompa com ritos religiosos solenes. O monarca foi acompanhado pela nova rainha Suthida depois de um anúncio surpresa, três dias antes da coroação, de que havia se casado pela quarta vez.

Sua coroação ocorre em meio à incerteza de uma batalha eleitoral não resolvida entre o atual chefe da junta militar e uma frente democrática que tenta tirar o exército da política.

"Eu devo continuar, preservar e edificar o legado real e reinar com justiça para o benefício e a felicidade do povo para sempre", disse o rei em seu primeiro comando real.

Leia também: Mergulhador que salvou meninos na Tailândia também fica preso em caverna nos EUA

Tradicionalmente proferido depois que um rei é coroado, o primeiro comando do rei serve para capturar a essência de seu reinado.

No fim da tarde, o rei foi carregado em um palanquim real em uma procissão do Grande Palácio para o Templo do Buda de Esmeralda, onde tailandeses aguardavam sua chegada entoando "Vida longa ao rei"

Em parte ofuscada pela abdicação do imperador do Japão, a coroação teve início às 10h09 (00h09 em Brasília), horário escolhido em função dos astros por ser auspicioso para o reinado. Vajiralongkorn é conhecido como Rama X da dinastía Chakri, que reina na Tailândia desde 1782.

Para religiosos da Tailândia , a coroação de Rama X representa também a transformação do monarca de ser humano a uma figura divina.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!