O monarca da Tailândia, Maha Vajiralongkorn, de 66 anos, casou-se em uma cerimônia secreta com a vice-comandante de sua unidade de segurança. A cerimônia aconteceu nessa quarta-feira (1°), poucos dias antes de ser coroado rei.
Leia também: Mergulhador que salvou meninos na Tailândia também fica preso em caverna nos EUA
O comunicado foi divulgado pelo jornal real, que afirmou que o rei “decidiu promover a general Suthida Vajiralongkorn Na Ayudhya sua real companheira, que se torna a rainha Suthida e passa a ter o título e o status reais como parte da família real”.
Segundo a imprensa da Tailândia , o casal estava junto há anos, porém a Casa Real nunca havia admitido o relacionamento publicamente. Suthida, de 40 anos, trabalhou como comissária de bordo da Thai Airways e, em 2013, passou a integrar a unidade de guarda-costas de Vajiralongkorn, que na época era príncipe herdeiro.
Após o rei Bhumibol Adulyadej – que governava desde 1946 – morrer em 2016, Vajiralongkorn assumiu o trono e Suthida foi promovida a general das Forças Armadas Reais tailandesas. Antes de casar com a general , o monarca se divorciou três vezes e é pai de sete filhos. Segundo a Business Insider, Vajiralongkorn é o monarca mais rico do mundo e estima-se que ele tenha ativos que valem cerca de 30 bilhões de dólares.
Leia também: Igreja Católica do Sri Lanka volta a proibir missa de domingo
As cerimônias de coroação do rei acontecerão entre os dias 4 e 6 de maio em Bangcoc. Nesse período, a nova rainha deve participar de alguns dos eventos da programação.