Mike Pompeo
Agencia Brasil/reprodução
Secretário de Estado norte-americano afirmou que terrorista dos atentados no Sri Lanka devem ter se inspirado no EI

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, declarou que os atentados terroristas do fim de semana no Sri Lanka foram realizados provavelmente por inspiração de militantes do grupo Estado Islâmico . A afirmação foi feita em entrevista à CBS News nessa quarta-feira.

Leia também: Após atentados, igrejas no Sri Lanka ficarão fechadas "até novo aviso"

Até agora, chega a 359 o total de mortos nos ataques suicidas a bomba, realizados simultaneamente domingo (21) em Colombo, a capital do Sri Lanka , em uma localidade da região leste.

A polícia deteve 60 indivíduos — entre eles integrantes do grupo muçulmano local National Towheeth Jamaath. As autoridades investigam uma possível conexão com militantes do Estado Islâmico e de outros grupos.

Na entrevista à rede CBS, o chanceler americano afirmou: “todos os indícios levam à conclusão de que os atentados foram, no mínimo, inspirados no Estado Islâmico”. Apesar da afirmação,  Pompeo não chegou a declarar que os terroristas tenham conexões diretas com militantes do EI.

Leia também: Terroristas tinham boa educação e vinham da classe média ou alta, diz ministro

Há americanos entre os mortos. Os Estados Unidos enviaram investigadores ao Sri Lanka com o fim de colaborar com as autoridades locais e tentar descobrir mais informações sobre as motivações dos atentados.

*Com informações da NHK (emissora pública de televisão do Japão)

    Leia tudo sobre: Estado islâmico

    Veja Também

      Mostrar mais