Tamanho do texto

Resultado oficial ainda não foi divulgado; comediante era favorito na disputa contra o atual presidente, Petro Poroshenko, que já assumiu a derrota

Volodymyr Zelensky
Reprodução
Comediante Volodymyr Zelensky é o representante da nova política na Ucrânia

O comediante e ator Volodymyr Zelensky deverá ser o novo presidente da Ucrânia, indicam pesquisas de boca de urna divulgadas hoje (21), após o segundo turno da eleição. De acordo com as pesquisas, Zelenskiy deverá conseguir 73% dos votos e tornar-se o líder de um dos países mais pobres da Europa, com 45 milhões de habitantes. O presidente em exercício, Petro Poroshenko, já assumiu a derrota.

No primeiro turno , o candidato, que não tem qualquer experiência na política, já tinha ultrapassado o atual presidente da Ucrânia .

“Enquanto não sou formalmente presidente, como cidadão da Ucrânia, posso dizer a todos os países pós união Soviética: “Olhem para nós. Tudo é possível”, disse Zelensky aos seus apoiadores.

Volodymyr Zelensky , 41 anos, é conhecido por diversos shows satíricos e pela série cômica Sluha Narodu (Servidor do povo), em que representa um professor secundário que se torna presidente do país. A terceira temporada foi lançada poucos dias antes do pleito. Em contrapartida, Poroshenko é visto como representante do velho sistema e considerado ineficaz.

Leia também: Parlamento do Egito aprova lei que pode manter presidente no poder até 2030

Esta é a primeira  eleição  presidencial da  Ucrânia  desde o pleito antecipado de maio de 2014, que foi motivado pela fuga para a Rússia do então presidente Viktor Yanukovych, diante dos protestos dos oposicionistas.