Tamanho do texto

Volodymyr Zelensky obteve mais votos que Petro Poroshenko no primeiro turno e é considerado favorito para assumir o poder executivo no país

undefined
Reprodução
Comediante Volodymyr Zelensky é o favorito para assumir a presidência da Ucrânia

O primeiro turno das eleições presidenciais da Ucrânia foi realizado neste domingo (31). De acordo com a pesquisa boca de urna, o favorito para vencer o pleito é o comediante Volodymyr Zelensky, que obteve cerca de 30% dos votos, segundo a pesquisa. Ele deve disputar o segundo com o atual presidente do país, Petro Poroshenko, que teve 18,5% dos votos.

Leia também: País asiático aprova morte por apedrejamento para homossexuais e adúlteros

Zelensky já era considerado favorito ao cargo e havia até uma expectativa para que o artista vencesse ainda no primeiro turno. Ele é um dos fundadores do partido político Servos do Povo,  que foi criado pelo canal de televisão  Kvartal 95 , do qual ele era funcionário. 

Apesar da carreira do mundo do entretenimento, Zelensky é formado em direito e é ativista político há anos. Ele participou ativamente do movimento Euromaidan, que culminou da deposição do ex-presidente Víktor Yanukóvytch.

Ao anunciar sua campanha para concorrer ao cargo de presidente, Zelensky argumentou que gostaria de trazer pessoas "profissionais e decentes ao poder".

Zelensky atuou na série de televisão de sucesso  Servant of the People (ou Servos do Povo, mesmo nome do partido), onde interpretava um homem comum que venceu as eleições se tornou o novo presidente da Ucrânia .