Ao fim de uma semana marcada pelo incêndio na Catedral de Notre-Dame, simpatizantes do movimento gilets jaunes, (coletes amarelos), tomaram as ruas de Paris e de outras cidades da França para mais um protesto neste sábado (20). Desta vez, eles deram um ultimato ao presidente Emmanuel Macron.

Leia também: Franceses se manifestam por solidariedade após incêndio na Notre-Dame

Coletes amarelos dão ultimato a Macron e criticam doações milionárias à Notre-Dame
Divulgação / Agência Brasil
Coletes amarelos dão ultimato a Macron e criticam doações milionárias à Notre-Dame

Esta foi a 23ª manifestação consecutiva do movimento, que desde o fim de 2018 tem sido um dos obstáculos para o governo do Emmanuel Macron . Manifestantes também criticaram doações milionárias à Notre-Dame com citações como "mas e os pobres?".

Leia também: "Coletes amarelos" são proibidos de protestar na área da Notre-Dame

O presidente francês deveria ter feito o anúncio de uma série de reformas econômicas e sociais na última segunda-feira (15), mas teve de adiar devido ao incêndio na catedral, ocorrido na mesma data.

As autoridades francesas prepararam um esquema de segurança para o protesto, com 60 mil agentes em todo o país, sendo cinco mil somente na capital. Estações de metrô foram fechadas e várias áreas de Paris foram isoladas, como a Avenida Champs-Élysées.

Os  coletes amarelos realizaram quatro cortejos pela capital, sob um grande clima de tensão que levou a confrontos entre manifestantes e policiais. Alguns dos manifestantes e black blocs colocaram fogo em canteiros, saquearam lojas e danificaram automóveis.

Dezenas de scooters foram incendiadas na região da Place de la Republique e do boulevard Richard Lenoir. Em resposta, os policiais lançaram bombas de efeito moral. Ao menos 126 pessoas foram presas na capital francesa.

Leia também: Quem são os coletes amarelos, grupo que incomoda políticos há 5 meses na França

Alguns cortejos protesto, além de criticar o presidente Macron, abordavam as doações milionárias à  Notre-Dame com slogans como: "milhões para a Dame, mas e os pobres?".

Com informações da ANSA *

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!