Mais de 70 deputados britânicos assinaram uma carta neste sábado (13) para pedir ao ministro do Interior do Reino Unido, Sajid Javid, que assegure que o australiano Julian Assange seja entregue às autoridades suecas, caso peçam sua extradição.

Leia também: Britânicos pedem que extradição de Assange seja bloqueada

Julian Assange foi preso  na embaixada equatoriana em Londres e pode ser extraditado para a Suécia
Reprodução/Ansa
Julian Assange foi preso na embaixada equatoriana em Londres e pode ser extraditado para a Suécia


Assange , fundador do WikiLeaks, foi preso na última quinta-feira (11) na embaixada equatoriana em Londres, onde estava exilado há sete anos para evitar sua detenção pelas acusações de estupro e agressão sexual na Suécia.

Segundo a advogada Jennifer Robinson, ele foi detido pela polícia britânica com base em um pedido de extradição dos Estados Unidos e por ter faltado a uma audiência em 2012.

Leia também: Veja a trajetória de Julian Assange, fundador do WikiLeaks que foi preso hoje

Assange, por sua vez, nega todas as acusações. No entanto, a Justiça sueca não descarta a possibilidade de reabrir o processo arquivado em 2017.

A carta dos parlamentares, em sua maioria assinada por membros do partido Trabalhista, pede para Javid priorizar o possível pedido de extradição da Suécia , como uma forma de "apoiar vítimas de violência".

"Isto permitiria encerrar a investigação sobre uma acusação de estupro e, se for adequado, apresentar acusações e organizar um julgamento", dizem os deputados.

Leia também: Quase irreconhecível, Assange foi levado à força pela polícia britânica; assista

"Não estamos dizendo que ele é culpado, mas acreditamos que deve haver um processo adequado e que o acusado deve ver que a justiça será feita", acrescenta o documento, que afirma que a acusação de estupro será prescrita em agosto de 2020.

Na Suécia, Assange é acusado em dois casos, sendo um de estupro e outro de agressão sexual, que prescreveu em 2015.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!