Manifestantes, conhecidos como coletes amarelos, fizeram 18º sábado de protestos em Paris
Reprodução/Twitter
Manifestantes, conhecidos como coletes amarelos, fizeram 18º sábado de protestos em Paris

Os coletes amarelos voltaram a entrar em confronto com a polícia em Paris, na França, na manhã deste sábado (16). Este é o 18º sábado de mobilização dos manifestantes. Agências bancárias foram destruídas e lojas foram saqueadas na tradicional avenida Champs-Elysées, segundo informações da Rádio França Internacional (RFI).

Leia também: França pede para Trump 'cuidar da própria vida', após tweet sobre atos em Paris

Logo cedo, às 10h30 do horário local, 6h30 em Brasília, começaram os incidentes violentos dos protestos nos arredores do Arco do Triunfo. Policiais foram atacados com pedras e outros projéteis cortantes e reagiram com jatos de água. Em seguida, manifestantes construíram barricadas e atacaram carros da polícia, que revidou com bombas de gás lacrimogêneo. 

Entre 7 e 8 mil pessoas participam da manifestação dos coletes amarelos neste sábado. O ministro do Interior, Christophe Castaner, classificou cerca de 1,5 mil manifestantes como "ultra-violentos". O jornal "Le Monde" informa que 82 pessoas foram detidas.

Ao longo da última semana, Eric Drouet, um dos líderes do movimento, afirmou nas redes sociais que era necessário acabar com o “pacifismo” nos protestos. Drouet convocou manifestantes de todo o país a se reunir na capital. Ele também citou que militantes apoiadores do movimento poderiam vir da Itália, Bélgica, Holanda, Alemanha e Polônia.

Leia também: Jovens do mundo todo protestam por medidas contra mudanças climáticas

A polícia francesa se preparou com um efetivo de pelo menos 5 mil policiais e seis carros blindados somente em Paris . Além da capital, outras ações devem acontecer em cidades como Bordeaux, Dijon, Caen e Montpellier.

O presidente Emmanuel Macron lançou um grande debate nacional, com o objetivo de encontrar soluções à crise ocasionada pelos protestos que acontecem desde novembro . O debate terminou oficialmente nesta sexta-feira (15), mas as propostas feitas por milhares de franceses desde o início do ano estão sendo processadas. O governo deve fazer anúncios oficiais nas próximas semanas, de acordo com a RFI.

Os franceses começaram a série de protestos questionando a alta dos preços do combustível. O uso dos coletes amarelos está ligado a este início, uma vez que o acessório é usado por motoristas quando há algum problema com o veículo. As manifestações, no entanto, não possuem mais o mesmo foco e pedem a saída do presidente Emmanuel Macron.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!