A Gol Linhas Aéreas é a única companhia brasileira que tem aviões deste modelo da Boeing; ela tem sete unidades
Pixabay
A Gol Linhas Aéreas é a única companhia brasileira que tem aviões deste modelo da Boeing; ela tem sete unidades

A China, a Etiópia e a Indonésia anunciaram, nesta segunda-feira (11), que as companhias aéreas locais estão proibidas de decolar qualquer voo que fizer uso da aeronave modelo Boeing 737 MAX 8 — modelo envolvido em um  acidente aéreo na manhã deste domingo (10), na Etiópia. Outros países também podem adotar a mesma medida nas próximas horas.

A proibição de voos com esse modelo de aeronave veio após o acidente aéreo da Ethiopian Airlines, que deixou 157 pessoas mortas na capital da Etiópia. A aeronave iria de Adis Abeba, para Nairobi, no Quênia, quando caiu poucos minutos depois de decolar. Em outubro do ano passado, outro acidente com um Boeing 737 MAX 8, operado pela Lion Air, caiu em Jacarta, na Indonésia, matando 189 pessoas. A aeronave tinha apenas três meses de uso.

Ao todo, existem na União Europeia, de acordo com dados da Comissão Europeia, 55 aeronaves do mesmo modelo em operação no momento, sendo três delas da Air Italy, companhia italiana. A Agência Europeia para a Segurança Aérea (EASA) está monitorando a situação.

A China , por sua vez, detém quase 100 unidades deste avião, mais de um quarto da frota global. Por conta disso, a proibição anunciada pelas autoridades chinesas interferem diretamente no trânsito aéreo do país, dado que mais de um quarto das aeronaves que partiriam para outros países estão impedidas de decolar. 

Leia também: Guaidó pedirá que Parlamento declare estado de emergência na Venezuela

No Brasil, se houver alguma proibição do gênero, não é esperado um grande impacto no fráfego aére. Afinal, a Gol Linhas Aéreas é a única companhia brasileira que tem aviões deste modelo, acumulando apenas sete unidades.

Outras companhias que usam o modelo são American Airlines, Southwest Airlines, United Airlines, Aerolíneas Argentinas, Icelandair e LOT Polish Airlines. Além disso, na Bolsa de Valores de Nova York, a empresa já sofre perdas de 12,03%.

O secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, anunciou que 21 membros da ONU morreram no acidente na Etiópia . "É um dia triste para a nossa entidade. O terrível acidente aéreo na Etiópia tirou a vida de todos que estavam a bordo, entre eles 21 colegas da ONU", contou.

A aeronave da Boeing levava 149 passageiros e oito tripulantes. A queda ocorreu às 8h44 (horário local), seis minutos depois da decolagem do aeroporto de Adis Abeba, cerca de 50 quilômetros ao sul do aeroporto. As  caixas-pretas do avião foram recuperadas nesta segunda.

* Com informações da Agência Ansa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!