Apagão na Venezuela teve início na última quinta-feira (7) e  já dura quase 48h
Reprodução/Twitter
Apagão na Venezuela teve início na última quinta-feira (7) e já dura quase 48h


Pelo menos 13 pessoas morreram em um hospital estadual em Monagas, no nordeste da Venezuela, devido ao apagão de energia elétrica que atinge o país desde a última quinta-feira (7). A notícia dos falecimentos foi dada pelo médico local Julio Castro, via Twitter, neste sábado (9).

Leia também: Venezuela enfrenta apagão e Maduro acusa EUA de "guerra elétrica"

De acordo com Castro, até o momento, o Hospital Manuel Núñez Tovar contabilizou nove mortes no setor de emergência, duas no departamento de obstetrícia, uma na ala de traumatismos e outra na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal.  O boletim foi escrito pelo médico às 11h30 deste sábado (12h30 no horário de Brasília) na rede social, cerca de 36 horas depois do início do apagão .

O médico também informou que o hospital continua  " sem luz e sem gerador elétrico" , que os ambulatórios funcionam com "operações reduzidas" e que aparelhos funcionam apenas em alguns locais. Confira:









Apagão já dura quase dois dias e Maduro fala em "guerra elétrica"

Com falta de transportes, apagão levou venezuelanos a atravessarem cidade a pé
Reprodução/Twitter
Com falta de transportes, apagão levou venezuelanos a atravessarem cidade a pé


A Venezuela está sem energia elétrica  desde às 16h50 (17h50 no horário de Brasília) da última quinta-feira (7). O problema foi causado por falhas na hidrelétrica de Guri, principal represa do país. Segundo a imprensa local, 23 dentre os 24 estados foram atingidos.

Leia também: Número de refugiados venezuelanos deve superar 5 milhões até 2020, diz OEA

A fim de suprir a falta de energia , as cinco termoelétricas do país estão ativadas desde esta sexta-feira (8). No mesmo dia, escolas foram fechadas e as jornadas de trabalho, suspensaspara “facilitar os esforços de recuperar o fornecimento de energia elétrica no país”, como declarou o vice-presidente Delcy Rodrigues em suas redes sociais.

Enquanto isso, o presidente Nicolás Maduro usou sua conta no Twitter para apontar os Estados Unidos como responsáveis pelo apagão. “A guerra elétrica anunciada e dirigida pelo imperialismo americano contra nosso povo será derrotada. Nada nem ninguém poderá vencer o povo de Bolívar e Chávez. Máxima união dos patriotas”, escreveu.

Leia também: Jornalista venezuelano que denunciou ameaças do governo Maduro morre espancado

Ele ainda usou as redes sociais para agradecer ao trabalho da equipe do Sistema Elétrico Nacional pelo trabalho de recuperação do apagão e agradeceu ao povo venezuelano por resistir com “bravura ao novo ataque dos inimigos da Pátria”.






    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!