Equipes de resgate na Espanha começaram os trabalhos de perfuração para resgatar um menino de dois anos preso em um poço de cerca de 100 metros desde o último domingo (13). A missão para salvar o pequeno Julen provocou uma onda de apoio público enquanto as equipes de resgate se esforçam diante do desafio de alcançar o garoto com segurança e levar equipamento pesado por estradas de acesso.
"É absolutamente incrível a energia que vemos aqui e o desejo de conseguir fazer com que o garoto saia de lá", disse o engenheiro Angel Vidal, um dos profissionais envolvidos no resgate. O acidente aconteceu no início da tarde do último domingo (13), enquanto a criança brincava em terreno próximo ao local onde seus pais almoçavam. Tropas do 112 (número europeu de emergências), dos bombeiros, da Proteção Civil, da Equipe de Resgate e da Intervenção em Montanha foram mobilizadas para trabalhar na escavação do poço .
Após a fracassada tentativa de perfurar o local de 25 centímetros de diâmetro em que o menino de apenas 11 quilos caiu, os técnicos envolvidos no resgate iniciaram a construção de uma plataforma para ajudar na escavação de dois túneis: um na vertical e outro na horizontal.
O delegado do Colégio dos Engenheiros de Minas do Sul da Espanha , Juan López-Escobar, afirmou que essa é uma operação delicada, que exige dias de trabalho e não horas. O delegado ainda assegurou à imprensa espanhola que nunca havia enfrentado um caso “tão extremo” quanto ao de Julen .
O que mais preocupa as equipes que participam da operação é a instabilidade do terreno em que o trabalho está sendo realizado. Além disso, a previsão de chuva para os próximos dias deixa as tropas em alerta para evitar que a água caia nos túneis e atrapalhe a escavação. Para isso, uma patrulha de mineração da região das Astúrias trabalhará manualmente com picaretas para que galerias sejam escavadas pelo terreno.
Porém, segundo López-Escobar, os meios e os equipamentos de resgate não falharam e ainda há esperanças de que Julen seja encontrado. “Esperamos que o anjo da guarda esteja protegendo a criança”, disse.
Leia também: Autor de atentado na Colômbia era da guerrilha e fez treinamento na Venezuela
Da mesma forma, na segunda-feira (14), o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, compartilhou no Twitter uma mensagem de apoio à família que está sendo acompanhada por uma equipe de psicólogos desde que o menino caiu no poço . “Todo meu apoio aos pais e equipes de emergência que estão participando do resgate. Vamos manter a esperança no melhor resultado”, escreveu.