Trump aposta tudo para tentar aprovar verbas para muro antes que democratas assumam controle da Câmara dos EUA
Reprodução/Flickr
Trump aposta tudo para tentar aprovar verbas para muro antes que democratas assumam controle da Câmara dos EUA

Os Estados Unidos entraram em novo período de shutdown , o chamado 'apagão' que congela serviços do governo e corta salários de servidores devido à não aprovação do orçamento da 2019. Os congressistas dos EUA têm nova reunião neste sábado (22) para tentar aprovar o texto.

Leia também: Papa Francisco exige que padres que cometeram abusos sexuais se rendam à Justiça

A falta de acordo para aprovar o orçamento decorre da imposição do presidente, Donald Trump, de que o texto contenha previsão de US$ 5 bilhões para financiar a construção de um muro na fronteira entre os EUA e o México - uma das promessas de campanha de Trump durante a campanha de 2016.

O texto chegou a ser aprovado pelaa Câmara Baixa do país, na última quinta-feira (20), mas emperrou ao ir à análise conjunta no Congresso. O republicado Donald Trump vê em 2018 sua última chance de conseguir recursos para levar adiante seu projeto de construção de muro para impedir a entrada de imigrantes ilegais em solo americano , uma vez que, a partir de janeiro, o partido Democrata assumirá o controle da Câmara. 

Com o shutdown iniciado oficialmente à meia-noite, o governo federal americano mantém em funcionamento somente os serviços essenciais, como segurança, saúde, justiça, aposentadorias e o controle do tráfego aéreo. Milhares de funcionários públicos entraram em licença, sem direito a salário, e atividades consideradas não prioritárias, como o funcionamento de parques nacionais, devem ser interrompidas.

Prestes a iniciar seu terceiro ano na presidência dos Estados Unidos, Trump já enfrentou outros dois apagões em sua gestão. Em janeiro deste ano, o  Senado vetou o orçamento proposto pela Casa Branca após congressistas se negarem a aprovar o texto sem que Trump voltasse atrás de sua decisão de revogar a autorização para os chamados dreamers ("sonhadores) permanecerem no país.

Antes disso, ainda em dezembro de 2017, cerca de 850 mil funcionários públicos deixaram de trabalhar ao longo de três dias, também devido aos impasses acerca das políticas de Donald Trump nos EUA .

*Com informações da Ansa

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!