Umas das promessas de campanha de Donald Trump foi criar um muro na fronteira com México
Official White House Photo/ Joyce N. Boghosian
Umas das promessas de campanha de Donald Trump foi criar um muro na fronteira com México

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump , ameaçou nesta segunda-feira (26) fechar permanentemente a fronteira com México. Pelo Twitter, o presidente republicano pediu para que o governo mexicano remova os imigrantes que entraram nos EUA e pediu para o Congresso norte-americano aprove o financiamento de um muro.

"O México deveria remover os imigrantes, muitos dos quais são criminosos, de volta para seus países", escreveu Donald Trump. "Que o façam de trem, de avião, de ônibus, mas eles não vão entrar nos Estados Unidos. Nós vamos fechar a fronteira permanentemente se necessário. Congresso, financie o muro!", pediu, referindo-se à proposta de construção de um bloqueio físico na fronteira com México , uma de suas principais promessas de campanha, que tramita no Parlemento norte-americano.

Np último domingo (25), a fronteira entre Estados Unidos e México na região de San Diego, no sul norte-americano, ficou fechada por algumas horas após cerca de 500 imigrantes tentarem cruzá-la em conjunto. A polícia teve de usar bombas de gás lacrimogêneo para dispersar multidão.

Leia também: Donald Trump é acusado de racismo após vídeo sobre imigrantes

Os imigrantes avançaram sobre barricadas policiais posicionadas próximas ao posto de controle de San Ysidro, que faz fronteira com a cidade mexicana de Tijuana. Entre o grupo, havia mulheres e crianças.

O incidente começou com uma marcha vinda de um acampamento para membros da caravana que partiu de El Salvador mês passado, localizado em Tijuana. Ao chegar à fronteira, o grupo se dispersou e alguns membros tentaram cruzar os bloqueios por diferentes pontos. A polícia de fronteira norte-americana afirmou que membros do grupo atiraram objetos que atingiram policiais. Segundo autoridades norte-americanas, ao menos 42 imigrantes foram presos.

O ministro do Interior do México, Alfonso Navarrete, disse que autoridades locais prenderam pessoas que tentavam cruzar a fronteira ilegalmente e que elas serão "deportadas para seus países de origem". Ele classificou as tentativas de travessia como "atos de provocação". A polícia de Tijuana afirmou que prendeu 39 imigrantes.

Leia também: Eleições de meio de mandato testam popularidade de Donald Trump

"O Departamento de Segurança Interna não vai tolerar esse tipo de infrações à Lei e não vai hesitar em fechar postos de fronteira com México por razões de segurança. Nós também vamos processar qualquer pessoa que danificar propriedades federais, ameaçar nossas tropas ou violar a soberania da nação", afirmou a secretária de Segurança Interna norte-americana, Kirstjen Nielsen.

* Com informações da Ansa

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!