Vulcão entra em erupção na Indonésia, na mesma região que foi recentemente atingida por terremoto e por tsunami
Reprodução/Twitter
Vulcão entra em erupção na Indonésia, na mesma região que foi recentemente atingida por terremoto e por tsunami

Localizado na província de Sulawesi, um vulcão entrou em erupção na Indonésia, nesta quarta-feira (3). O fenômeno acontece na mesma região que, na última sexta-feira (28), foi atingida por um terremoto seguido de um tsunami. 

Leia também: Passa de 1.200 o número de mortes na Indonésia; terremoto soterrou 34 em igreja

O número de mortos devido aos fenõmenos naturais da última semana, subiu para 1.407, segundo as autoridades locais. Esse balanço de vítimas deve continuar aumentando, já que centenas de corpos ainda estão sob os escombros ou desaparecidos. Além disso, a erupção na Indonésia deve agravar o caso na região. 

A cidade de Palu, a mais afetada pelo terremoto e pelo tsunami, possui áreas em que as equipes de resgate ainda não conseguiram acessar. Os sobreviventes, por sua vez, já estão sendo evacuados da região afetada pelo terremoto e pelo tsunami

Um avião de transporte militar levou dezenas de pessoas, principalmente feridos que precisavam de mais cuidados, para uma área segura. Fontes oficiais afirmaram que sete aeronaves estão prontas para realizar os trabalhos de evacuação.

Leia também: Número de mortos por terremoto seguido de tsunami na Indonésia vai para 832

Frente à erupção do vulcão, as autoridades locais aconselharam a população a evitar uma outra área. O fenômeno formou uma coluna de fumaça e cinzas que atingiram uma altura de quase 6 mil metros e as autoridades também alertaram os controladores de tráfego aéreo sobre os riscos ocasionados por essa nuvem.

Para ajudar na busca por sobreviventes dos fenômenos naturais, o governo da Austrália informou que enviará mais de 50 médicos à Indonésia, como parte de um pacote de ajuda de US$ 3,6 milhões.

"Trabalharemos de perto com o governo indonésio para garantir que o apoio que estamos oferecendo seja altamente direcionado", informou a ministra das Relações Exteriores da Austrália, Marise Payne.

Por sua vez, a Organização das Nações Unidas (ONU) relatou que as "necessidades são enormes" no país, com as pessoas exigindo abrigo, água potável, alimentos, combustível e atendimento médico de emergência.

Um vulcanologista do governo afirmou que é possível que a erupção tenha sido causada pelo terremoto de magnitude 7.5 na escala Richter, o mesmo que foi responsável pelo tsunami.

"Pode ser que este terremoto tenha desencadeado a erupção, mas temos visto uma elevação na atividade vulcânica desde julho, e isso começou a aumentar na segunda-feira. Mas ainda não podemos dizer que há uma ligação direta, já que a montanha está muito distante", disse.

Leia também: Vídeo registra tsunami após terremoto de 7.5 graus na Indonésia; assista

O porta-voz da agência nacional para desastres, Sutopo Purwo Nugroho, disse que as cinzas provocadas pela erupção na Indonésia não estão indo para a cidade de Palu e não afetarão o trabalho das equipes de resgate.

* Com informações da Agência Ansa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!