Tamanho do texto

Danh Thi Ngoc Thihn assumiu a presidência de forma interina e deve permanecer no cargo até a Assembleia Nacional eleger o chefe de estado

Após a morte do presidente, a vice Dang Thi Ngoc Thinh assumiu como a primeira presidente mulher do país
Creative Commons
Após a morte do presidente, a vice Dang Thi Ngoc Thinh assumiu como a primeira presidente mulher do país

O Vietnã nomeou Danh Thi Ngoc Thinh à presidência provisória após a morte de Tran Dai Quang nesta sexta-feira (21). Então vice-presidente do país, Thinh se tornou a primeira presidente mulher da República Socialista asiática.

Leia também: Vietnã evacua residências à espera de tufão que deixou 230 mortos nas Filipinas

Segundo informações do jornal South China Morning Post , a presidente mulher deve permanecer no cargo de forma interina até que a Assembleia Nacional eleja um novo chefe de Estado, o que deve acontecer em uma sessão plenária no dia 22 de outubro deste ano ou em maio de 2019.

Enquanto o Vietnã se prepara para o funeral de Quang nos dias 26 e 27, próximas quarta-feira e quinta-feira declaradas período de luto nacional, a nova governante assume o cargo com poucas atividades do poder executivo e mais destaque para as funções representativas.

Thinh, de 59 anos de idade, estava à frente da vice-presidência desde abril de 2016, após ser destaque como vice-presidente da União das Mulheres Vietnamitas, e também como secretária-geral do Partido Comunista da região de Vinh Long, no sul.

Leia também: Você sabe o que o presidente faz? Confira as funções do chefe do poder executivo no Brasil

Primeira presidente mulher assume após morte de líder

A nova presidente mulher do Vietnã assume após a morte do então presidente, vítima de uma doença viral
Divulgação
A nova presidente mulher do Vietnã assume após a morte do então presidente, vítima de uma doença viral

O então presidente Tran Dai Quang morreu aos 61 anos, vítima de uma doença viral grave que contraiu há mais de um ano, mas não foram divulgadas mais informações sobre a condição de saúde dele. Seu funeral acontecerá na capital Hanói nesta quarta-feira (26), antes do corpo ser levado para Nin Binh, sua província natal, onde será sepultado.

Durante os dois dias de luto, todos os eventos de entretenimento público serão proibidos no país, e além disso, as bandeiras ficarão hasteadas a meio-mastro em edifícios oficiais de todo o território.

Leia também: ‘Sinal importante’ é detectado em área de buscas de submarino argentino

A morte do líder e a nomeação da presidente mulher repercutiu no mundo todo e foi comentada por outros presidentes. O presidente chinês Xi Jinping disse que Quang era “um companheiro e amigo próximo da população da China”, enquanto Donald Trump chamou o chefe de estado da República Socialista de “um grande amigo dos Estados Unidos”.