Investigações nos EUA podem complicar futuro político do presidente Donald Trump
Reprodução/ Fox News
Investigações nos EUA podem complicar futuro político do presidente Donald Trump


O ex-advogado pessoal do presidente Donald Trump, Michael Cohen, declarou-se nesta terça-feira (21) culpado em um tribunal de Manhattan, nos Estados Unidos, por violar as leis de financiamento de campanhas. Ele ainda admitiu a compra do silêncio da atriz pornô Stephanie Clifford, conhecida como Stormy Daniels, que alega ter tido um relacionamento extraconjugal com o magnata.

Leia também: 'Encontro do século' termina com acordo de paz entre Trump e Kim Jong-un

Cohen fez um acordo com promotores federais de Nova York, para depor em uma investigação sobre fraude bancária e fiscal e violação das leis de financiamento de campanhas. Ao todo, ele confirmou estar envolvido em oito acusações, algumas delas relacionadas a Donald Trump .

Em seu depoimento, o ex-advogado afirmou que o pagamento de US$130 mil à estrela pornô foi feito em nome "do candidato", fazendo referência a Trump. Além disso, tinha como "objetivo principal influenciar a eleição" presidencial em 2016, admitiu.

A propina foi paga dias antes das eleições em que o milionário republicano derrotou a democrata Hillary Clinton. Desta forma, as autoridades norte-americanas investigam uma possível infração das regras de financiamento de campanha.

Leia também: Cerca de 600 mulheres são presas em protesto contra Donald Trump em Washington

Cohen é alvo da Justiça por ter cometido fraude fiscal e por ter realizado empréstimos bancários irregulares. Ele também já estava sendo investigado pelos pagamentos de suborno que fez às mulheres que alegam ter tido relacionamentos com o atual presidente dos EUA.

Em abril, agentes do FBI invadiram o escritório de Cohen em Nova York e apreenderam documentos e aparelhos eletrônicos. As autoridades buscavam informações sobre uma transação entre o advogado e Stormy Daniels.

Recentemente, o advogado também vazou à "CNN" uma gravação entre ele e o republicano antes do pleito presidencial, no qual os dois conversam sobre possíveis pagamentos para silenciar a modelo da revista Playboy Karen McDougal. Ambas as mulheres alegam ter tido relação sexual com o presidente.

As alegações de Cohen poderão se estender para outras investigações, o que pode acabar atingindo o presidente Donald Trump .

* Com informações da Ansa

Leia também: Donald Trump afirma que tem poder de conceder perdão presidencial a si mesmo

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!