Cerca de 220 mil pessoas estão desabrigadas por causa das piores chuvas na Índia dos últimos 80 anos
Reprodução/India Today
Cerca de 220 mil pessoas estão desabrigadas por causa das piores chuvas na Índia dos últimos 80 anos


Autoridades da Índia informam que ao menos 324 pessoas morreram durante as inundações no estado de Kerala, no sul do país, na última semana. Outras 220 mil estão desabrigadas e precisaram ser levadas para centros improvisados pelo governo. As chuvas são as piores a atingir o território indiano nos últimos 80 anos e devem continuar durante o fim de semana.

Leia também: Tempestades de areia deixam ao menos 100 mortos no norte da Índia

O governador de Kerala, Pinarayi Vijayan, anunciou que 1.568 abrigos foram montados e que 80 barragens estão abertas para dar vazão à água das  chuvas na Índia . Ele ainda disse que a situação é extremamente grave e atinge 12 das 14 regiões do estado. "Estamos testemunhando algo que nunca aconteceu antes na história de Kerala", declarou para a mídia.

Com o bloqueio de rodovias por causa das tempestades, muitos moradores das cidades atingidas já enfrentam escassez de combustíveis, e hospitais começaram a reportar falta de remédios e cilindros de oxigênio. O serviço de trens da área também foi interrompido. Além disso, quedas de pontes e deslizamentos também foram mencionadas.

Um dos principais terminais de cargas da região, o aeroporto de Kochi, está fechado e só deve ser reaberto daqui mais de uma semana, no dia 26 de agosto.

O primeiro ministro do país, Narendra Modi, viajou para o local na manhã desta sexta-feira (17) para avaliar as inundações, que já duram oito dias. "Conversei com o governador Vijayan há pouco. Discutimos sobre as inundações no estado e revisamos as operações de resgate. Mais tarde, irei a Kerala para ficar a par da situação", escreveu no Twitter. 

Leia também: Nova parte do Muro de Berlim é encontrada após passar décadas "escondida"

Previsão de chuvas na Índia para os próximos dias

As chuvas na Índia deixaram mais de 200 mil desabrigados no estado de Kerala, no sul do país
Reprodução/The Guardian
As chuvas na Índia deixaram mais de 200 mil desabrigados no estado de Kerala, no sul do país

O serviço de meteorologia da Índia espera que novas tempestades atinjam Kerala durante todo o fim de semana, mesmo que as chuvas tenham diminuído em volume nas últimas 24 horas.

68 equipes do exército, 28 da marinha e outras 29 da defesa civil foram deslocadas para o local para auxiliar nos resgates necessários. Helicópteros e barcos estão sendo utilizados para resgatar moradores ilhados no teto das casas.

Leia também: Chega a 39 o número de mortos em desabamento de ponte na Itália

"Todas as pessoas ilhadas serão salvas até esta noite. Estou confiante de que podemos fazer isso", disse Vijayan, durante entrevista coletiva sobre as  chuvas na Índia .

*Com informações da Agência Ansa

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!