Fortes tempestades de areia fizeram ao menos 100 vítimas fatais, deixaram milhares sem energia elétrica e destruíram inúmeras casas no norte da Índia. De acordo com o The Guardian
, pelo menos 64 pessoas morreram no estado de Uttar Pradesh, a maioria delas no distrito de Agra, onde o Taj Mahal está localizado.
Leia também: Macron se confunde no inglês e chama primeira-dama australiana de 'deliciosa'
Outras 35 mortes foram registradas no Rajastão, além de quatro pessoas terem morrido em Uttarakhand e em Madhya Pradesh. As consequências das tempestades foram sentidas em Punjab e Haryana, também na Índia , onde árvores caíram e o sistema de energia elétrica também ficou comprometido. Além disso, tempestades mais fracas atingiram Delhi e pelo menos 160 animais morreram em Uttar Pradesh.
A maioria das mortes aconteceu durante a madrugada, quando as casas foram destruídas enquanto as pessoas dormiram. Oficiais de controle de desastres também citaram a queda de árvores e postes de energia como fatores que contribuíram para as fatalidades.
No último mês, ao menos 19 pessoas morrem no Rajastão e outras 15 mortes foram registradas em Uttar Pradesh, todas vítimas de tempestades semelhantes às desta semana. O Taj Mahal também foi danificado pelos primeiros eventos, entretanto, de acordo com oficiais indianos, o monumento não foi afetado pelos fenômenos mais recentes.
Leia também: Canibal é preso por matar prostituta e guardar vísceras para "comer depois"
Tempestades mais fortes que o normal na Índia
Segundo as autoridades locais, tempestades de areia frequentemente atingem a região norte do país durante a chamada “estação seca”, que acontece entre maio e novembro. Contudo, os fenômenos desta semana deixaram um número de mortos muito maior do que já aconteceu em outros anos.
Para os meteorologistas, a explicação para o desastre está nas altíssimas temperaturas registradas nos últimos tempos. “Isso pode ser chamado de um acidente anormal”, explicou Mahesh Palawat, meteorologista do canal Skymet Weather. “ Tempestades de poeira normalmente não são tão intensas nem cobrem uma área tão grande”.
A formação de tais tempestades pode ser explicada como uma rápida ascensão de ar quente, o que é responsável por criar um vácuo rapidamente preenchido pelo ar mais próximo da superfície. Assim, areia e poeira são levados junto do ar, gerando as nuvens.
Leia também: Empresária brasileira é encontrada morta em rio da Austrália no fim de semana
As nuvens de areia foram seguidas de outros fenômenos meteorológicos, como fortes chuvas, ventos e tempestades de raios. Eles estão previstos para continuar a atingir o norte da Índia pelas próximas 24 horas.