Uma série de incêndios florestais consomem o leste de Atenas; vítimas nos incêndios na Grécia passam de 200
Costas Baltas/Expresso.pt
Uma série de incêndios florestais consomem o leste de Atenas; vítimas nos incêndios na Grécia passam de 200

Pelo menos 60 pessoas morreram, nas últimas horas, devido a uma série de incêndios florestais que consomem a região ao leste de Atenas, na Grécia. O balanço atualizado foi divulgado na manhã desta terça-feira (24), pelo prefeito de Rafina, Evangelos Bournous. Os incêndios na Grécia tiveram início na tarde desta segunda-feira (23).

Leia também: Trump declara estado de emergência após primeira morte em incêndio na Califórnia

O número de feridos nos incêndios na Grécia já passam de 150 – sendo que pelo menos 69 pessoas foram hospitalizadas, algumas das quais em situação grave. "Eu vi cadáveres, carros queimados. Me sinto sortuda por estar viva. Mati não existe mais", contou uma mulher sobrevivente do incêndio, referindo-se à cidade turística costeira da região de Rafina, localizada a cerca de 40 km de Atenas.

O país já decretou estado de emergência e solicitou ajuda internacional para conter os incêndios florestais no leste e no nordeste de Atenas, onde dezenas de casas foram destruídas pelo fogo e milhares de cidadãos e turistas tentam correr para as praias, a fim de serem retirados da região em embarcações.

Leia também: Prédio de 24 andares desaba após incêndio de grandes proporções no centro de SP

Segundo a emissora grega Skai , as imagens de Mati "relembram o cenário macabro" da erupção do vulcão Vesúvio em Pompeia, na Itália. Afinal, além da destruição geográfica do lugar, corpos carbonizados de duas mulheres que morreram abraçadas aos seus filhos foram encontrados nesta terça-feira.

Ajuda internacional contra os incêndios na Grécia

Pelo menos a França, a Turquia e Israel entraram em contato para prestar ajuda contra os incêndios na Grécia
Reprodução/Expresso.pt
Pelo menos a França, a Turquia e Israel entraram em contato para prestar ajuda contra os incêndios na Grécia

O presidente da França, Emmanuel Macron, já expressou, no Twitter, a sua solidariedade com o povo grego e disse que está fornecendo ajuda ao governo da Grécia. "Os nossos pensamentos vão para a Grécia e para as vítimas desses incêndios terríveis. A França e a Europa são solidárias e fornecem ajuda", escreveu.

Além da França, a Turquia também entrou em contato para prestar ajuda à Grécia . "Estamos prontos a ajudar", disse o ministro das Relações Exteriores de Ancara, Mevlut Cavusoglu.

Os dois países, marcados por uma divisão histórica de rivalidade e protagonistas de tensões políticas recentes, já colaboraram no passado em casos de desastres naturais, na considerada "diplomacia dos terremotos" de 1999, na Turquia.

De acordo com a imprensa da Itália, o primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, disse estar "profundamente abalado com a morte de tantas pessoas nos incêndios na Grécia". "A Itália se coloca ao lado da população grega e já está deixando à disposição dois Canadair [avião de combate a incêndios]", anunciou.

Leia também: Incêndios em duas favelas de São Paulo deixam 220 desalojados

Por sua vez, o governo de Israel ofereceu ajuda médica às vítimas dos incêndios na Grécia e apoio aéreo ao governo. 

* Com informações da Agência Ansa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!