Um prédio de 24 andares foi tomado por um incêndio de grandes proporções, na madrugada desta terça-feira (1º), no centro da capital paulista. Devido aos danos causados pelo fogo, o edifício desabou por volta das 2h50, segundo a Globonews . O edifício está localizado na esquina da avenida Rio Branco com a rua Antônio de Godói, no Largo do Paissandu, conhecido como centro velho da cidade.
Leia também: Quatro pessoas são mortas em favela na zona oeste do Rio de Janeiro
O Corpo de Bombeiros de São Paulo fez uma grande mobilização para conter o incêndio
e chegou a envolver 57 viaturas e 160 homens de seis grupamentos (1º, 2º, 3º, 4º, 5º e 17º). No início havia apenas 20 viaturas e 45 homens mas, com a gravidade do caso, mais bombeiros foram acionados, conforme informou a própria corporação.
Segundo a Globonews , o incêndio começou por volta da 1h30 da madrugada, no quinto andar do prédio. Logo, o fogo tomou grandes proporções, atingiu outros dois prédios e resultou na queda da edificação mais atingida pelas chamas. Antes do desabamento, uma pessoa foi avistada no último andar do prédio e ainda está classificada como "desaparecida".
Em entrevista a BandNews
, o tenente André informa que a região foi evacuada e as principais vias interditadas como a avenida Rio Branco até a avenida Ipiranga e a rua Antônio de Godói. Segundo o Corpo de Bombeiros, não há risco iminente de novos desabamentos mas os bombeiros orientam a evitar o local.
O prédio de 24 andares era uma antiga instalação da Polícia Federal e era ocupada por moradores sem-teto, em torno de 150 famílias, há alguns anos. Ainda se desconhece a origem do incêndio.
Leia também: Linha que leva até Aeroporto de Guarulhos passa a operar diariamente
Você viu?
Segundo o jornal Folha de S.Paulo , o pastor luterano Frederico Ludwig, que atua numa igreja próxima ao local do incidente, tinha alertado há anos a Prefeitura de São Paulo sobre a situação do prédio. "Corria esgoto a céu aberto lá dentro, além de focos de mosquitos da dengue", disse o líder religioso ao jornal.
Desaparecidos e uma pessoa que quase foi resgatada
O Corpo de Bombeiros de São Paulo informou que ao menos quatro pessoas estão desaparecidas – incluindo aquela que foi avistada no alto do prédio.
O morador estava sendo resgatado pelos bombeiros que estavam no prédio vizinho. A vítima já estava com equipamento de segurança e faltava pouco para ser resgatada. Mas foi ao chão assim que o prédio desabou.
Os bombeiros tentam conter o fogo para depois encontrar outras vítimas. Moradores e hóspedes de hotéis vizinhos foram orientados a aguardar, pela Defesa Civil, para voltar até que o trabalho de rescaldo seja finalizado.
Leia também: Lojista, mulher é feita refém pelo próprio namorado no Shopping Pátio Paulista
Autoridades municipais estão no local para cadastrar as famílias moradoras do prédio que desabou devido ao incêndio .