Tamanho do texto

Autoridades informaram que mais quatro meninos foram salvos nesta segunda-feira; grupo de resgate deve retomar os trabalhos na terça-feira

Expectativa da operação desta segunda-feira é que mais três jovens sejam resgatados da caverna na Tailândia
Reprodução
Expectativa da operação desta segunda-feira é que mais três jovens sejam resgatados da caverna na Tailândia

Mais quatro garotos foram resgatados da caverna inundada, segundo a marinha tailandesa. Ao todo, oito dos 13 presos na caverna na Tailândia já foram salvos pelos mergulhadores. Os meninos foram encaminhados ao hospital. A equipe de resgate retomou os trabalhos no final da manhã desta segunda-feira, às 11h, no horário local (1h pelo horário de Brasília). 

Leia também: Tailândia confirma saída de 4 meninos de caverna

A operação de resgate na  caverna na Tailândia deve ser retomada na terça-feira (10), informou a CNN . A ação foi iniciada no domingo com sucesso, após nove horas de intenso trabalho nos quatro quilômetros no interior do complexo de cavernas inundadas. 

Os jovens salvos estão se recuperando em uma unidade de isolamento no hospital da cidade. As crianças devem passar por um período de quarentena e os familiares estão sem notícias e confirmações dos que foram salvos. A autoridade tailandesa decidiu manter em sigilo os nomes para resguardar as famílias.  As atividades ainda devem ser supervisionadas pelo primeiro-ministro da Tailândia, Prayut Chan-o-cha, nessa segunda-feira.

Operação de resgate

Dois mergulhadores têm acompanhado cada um dos garotos presos. Para passar por trechos inundados, os meninos usam máscara facial. Os mergulhadores têm que atravessar cerca de 1,7 quilômetro de passagens estreitas em cada viagem para o interior da caverna. O caminho, que entre ida e volta leva cerca de 11 horas, possui trechos de visibilidade nula e correntes de água, partindo de um posto provisório no interior da caverna.

Leia também: Meninos presos em caverna escrevem carta aos pais e dizem que estão bem

Segundo as autoridades, médicos e membros da equipe de saúde foram colocados dentro e nas proximidades da caverna para proceder diante de uma possível transferência de emergência do grupo.

Helicópteros estão parados ao redor da caverna junto a dezenas de ambulâncias. De acordo com os planos elaborados no início desta semana, cada menino será acompanhado na viagem para o hospital por um profissional de saúde mental.

A mídia local informou que os médicos avaliaram os meninos dentro da caverna no sábado e elaboraram uma lista de evacuação prioritária com os mais fracos para serem resgatados primeiro e os mais fortes para saírem por último.

Um fator agravante para o processo de resgate é a previsão da chegada de mais chuvas, previstas desta segunda-feira (9) até quarta-feira (11). As autoridades também decidiram dar ondem para que mais de mil profissionais de comunicação deixem o local. 

Grupo em caverna na Tailândia estava desaparecido

O grupo foi localizado na última segunda-feira (2). De acordo com o governador da província de Chiang Rai, Narongsak Osottanakorn, oficiais das forças navais do país encontraram os adolescentes dentro da caverna Tham Luang.

Com idade entre 11 e 16 anos, os garotos e o treinador, de 25 anos, estavam desaparecidos desde 23 de junho, quando teriam entrado na caverna durante um passeio – e foram surpreendidos por chuvas torrenciais, que impediram a entrada de mergulhadores profissionais para o resgate.

Leia também: Governo anuncia morte de mergulhador em tentativa de resgate na Tailândia

Eles teriam pedalado até o local depois do treino e podem ter entrado na  caverna na Tailândia  por um túnel estreito de 15 metros que ficou completamente cheio de água devido à forte chuva.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.