Presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, se encontrarão nesta segunda-feira
iG São Paulo
Presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, se encontrarão nesta segunda-feira

Os Estados Unidos só aceitarão a “completa, verificável e irreversível” desnuclearização da Coreia do Norte, afirmou nesta segunda-feira (11) o secretário de Estado dos EUA Mike Pompeo. A declaração foi dada após um encontro prévio em um hotel das comitivas dos dois países.

A partir das 22h de hoje (9h de terça-feira, no horário local), o presidente dos EUA , Donald Trump, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-um, fazem uma reunião histórica em Singapura . Um oficial da Casa Branca confirmou à imprensa norte-americana que Trump e Kim iniciarão o encontro frente a frente sozinhos, com apenas tradutores presentes. Em seguida, os principais assessores farão a reunião bilateral ampliada.

Em outras ocasiões, Kim afirmou estar disposto a se comprometer com o desarmamento nuclear, mas ainda há analistas céticos sobre a postura do líder. O encontro de Trump e Kim será o primeiro entre os líderes dos Estados Unidos e da Coreia do Norte, inimigos desde a Guerra da Coreia (1950-1953).

Na véspera da reunião histórica, Kim Jong-un fez um passeio para conhecer pontos turísticos de Singapura. Ele surpreendeu os hóspedes do hotel onde está hospedado ao dar uma caminhada pelas áreas comuns. No domingo, o líder norte-coreano foi recebido pelo primeiro-ministro do país que sedia o encontro histórico, Lee Hsien Loong.

Donald Trump também se encontrou com o líder singapurense. O norte-americano, que completa 72 anos na quinta-feira (14), ganhou um bolo de aniversário adiantado. Sobre o encontro, disse acreditar que a reunião “vai funcionar muito bem”.

Leia também: Negado pela Itália, barco com 629 refugiados irá à Espanha a convite de premiê

O anúncio do encontro de Kim e Trump marcou uma reviravolta em um discurso, até então, agressivo entre os dois países. Ano passado, Trump ameaçou destruir totalmente a Coreia do Norte e chamou o norte-coreano de “homemzinho do foguete”. Em resposta, Kim xingou o presidente de “ignorante mentalmente perturbado”.

O encontro que ocorre daqui a pouco despertou interesse da imprensa internacional. Mais de 2,5 mil jornalistas estão em Singapura para acompanhar a reunião.

‘Acordo acontecerá no impulso do momento', diz Trump

No último sábado (9), o presidente Trump afirmou que eventuais acordos com Kim Jong-un em Singapura aconteceriam "no impulso do momento", o que reflete a incerteza dos resultados daquilo que chamou de "missão de paz".

Leia também: Revolução? Militar usa turbante no desfile de aniversário da rainha Elizabeth II

"Eu tenho um objetivo claro, mas tenho que dizer – será algo que será sempre no impulso do momento", afirmou Donald Trump a jornalistas durante uma entrevista coletiva cedida na Cúpula do G7. "Você não sabe. Isso nunca foi feito nesse nível antes", finalizou o presidente dos EUA .

* Com as informações da Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!