Luta contra a dependência em opioides, que mata 175 americanos por dia, é considerada uma prioridade por Donald Trump
Reprodução/CNN
Luta contra a dependência em opioides, que mata 175 americanos por dia, é considerada uma prioridade por Donald Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, defendeu oficialmente a aplicação da pena de morte para traficantes de drogas e prometeu "tolerância zero". Durante comício em Manchester, nesta segunda-feira (19) o republicano reforçou a ideia de punir ao menos os casos mais graves, na tentativa de combater o narcotráfico no país.

Leia também: Brincando de "O Aprendiz"? Há 14 meses no poder, Trump ‘trocou’ 39 funcionários

Donald Trump ainda afirmou que a construção do muro entre a fronteira do México e dos Estados Unidos é um modo de evitar a entrada de traficantes de drogas. Além disso, o magnata atacou as cidades "santuário" que protegem imigrantes ilegais e as empresas farmacêuticas pelo papel na crise dos opioides.

A luta contra a dependência em opioides , um problema de saúde pública nos Estados Unidos que mata 175 americanos por dia, é considerada uma prioridade por Trump. O presidente norte-americano anunciou que irá apresentar um plano para combater a epidemia do vício. Em outubro do ano passado, Trump chegou a decretar estado de emergência nacional.

Em 2016, os Estados Unidos registraram 64 mil mortes por overdose, a maioria vinculada ao consumo de drogas à base de ópio. Esta categoria de entorpecentes abrange remédios analgésicos, vendidos com receita, como o oxycontin e o fentanil, assim como a heroína misturada a substâncias sintéticas.

Leia também: Pacote-bomba explode e deixa feridos no Texas; já é o quarto do tipo neste mês

Plano de combate

Entre as medidas, está a implementação da pena de morte e estabelecer uma pena mínima automática para os traficantes. A ideia é deixar a lei mais dura para tentar diminuir a quantidade mínima de drogas que a pessoa precisa star carregando para resultar uma punição.

No comício desta segunda-feira (19) no estado de New Hampshire, o chefe de Estado norte-americano fez um discurso sobre a questão e revelou detalhes sobre o projeto

"O Departamento de Justiça vai buscar a pena de morte contra traficantes de drogas sempre que for apropriado dentro da atual lei", disse Andrew Bremberg, diretor do Conselho de Política Doméstica de Trump.

Leia também: Putin expulsa 23 diplomatas britânicos da Rússia como resposta a Londres

"Os norte-americanos pagam pelos medicamentos mais do que os habitantes de outros países e nós mudaremos isso", prometeu Donald Trump. Um dos planos do magnata é reduzir em um terço a prescrição de opioides como remédio, por meio de uma campanha para diminuir o uso do medicamento em programas federais de saúde.

* Com informações da Ansa

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!