Além de expulsar diplomatas britânicos do país, Putin ordenou também o fechamento do Conselho Britânico na Rúissia
The Presidential Press and Information Office
Além de expulsar diplomatas britânicos do país, Putin ordenou também o fechamento do Conselho Britânico na Rúissia

A Rússia anunciou neste sábado (17) a expulsão de 23 diplomatas britânicos que atuam no país, em resposta à decisão do governo de Londres de também mandar embora os representantes russos de seu território como forma de repudiar o envenenamento do ex-espião Serghei Skripal.

Leia também: Ex-espião russo é internado na Inglaterra após "contato com substância tóxica"

Além da expulsão dos diplomatas britânicos , Moscou ordenou o fechamento do British Council, alegando "irregularidade" em sua atuação. A instituição atua na promoção cultural britânica, mas Moscou diz que serve também como polo de atividade de espionagem.

Outra decisão russa foi cancelar a autorização para a abertura de um novo consulado-geral do Reino Unido em São Petersburgo.

O embaixador britânico em Moscou, Laurie Bristow, foi convocado hoje pelo Ministério das Relações Exteriores da Rússia para ser notificado das medidas.

Há poucos dias, a premier britânica, Theresa May, anunciou a expulsão do mesmo número de diplomatas russos do país, 23 , como forma de retaliar Moscou pelo suposto envolvimento no envenenamento do ex-espião russo Serghei Skripal.

Caso do ex-espião russo

Skirpal foi exposto a uma substância química que afeta o sistema nervoso. O envenenamento ocorreu em Salisbury, na Inglaterra, onde vive. Ele era espião da Rússia, mas agiu como agente duplo para os serviços secretos britânicos e chegou a ser condenado por Moscou.

A filha de Skirpal, Yulia, também foi atingida pelo ataque, além de um policial que tentou prestar ajuda. O governo do Reino Unido acusa a Rússia de estar por trás do crime. Países aliados, como Alemanha, França e Estados Unidos, se juntaram a Londres na acusação.

Moscou nega qualquer envolvimento no episódio e diz que está sendo vítima de uma campanha internacional. 

Leia também: Vladimir Putin confirma que Rússia iniciará missão em Marte em 2019

* Com informações da Agência Ansa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!