A massa de ar gelado que, nos últimos dias, atingiu parte da Espanha, chegou ao norte da África e fez o que poucos acreditavam que era possível: cobriu de neve o deserto do Saara, no trecho próximo à cidade de Ain Sefra, na Argélia .
Leia também: 'Diabo da neve', tornado raro é flagrado por polonês; assista ao vídeo
Com isso, as dunas normalmente alaranjadas do deserto do Saara estão quase que totalmente brancas. O fenômeno raro foi tão intenso que a camada de neve chegou à altura dos 40 centímetros.
Essa é a terceira vez em 40 anos que neva na região, desde o dia 18 de fevereiro de 1979. Uma das vezes registradas foi no fim de 2016, em dezembro.
"Realmente nos surpreendemos quando acordamos e vimos a neve de novo", disse o fotógrafo Karim Bouchetata, que estava no local no momento raro.
Estima-se que, nas próximas horas, os lugares atingidos pela rara massa de ar polar possam ficar cobertos pela neve, com 10 ou 15 centímetros de gelo sobre a areia. Ao longo do dia, a temperatura tende a subir no local.
Leia também: Com "entrada triunfal" após tempestade, trem dá banho de neve em passageiros
Repercussão nas redes sociais
O acontecimento gerou tanta surpresa nas redes sociais que o termo ' Saara ' se tornou o assunto mais comentado no Twitter, nesta terça-feira (9), quando as imagens foram divulgadas.
Houve quem se assustasse com o fenômeno raro , mas muitos internautas se mostraram maravilhados com as imagens.
Algumas pessoas chegaram a fazer piada com o acontecimento. "O Saara cheio de neve e turistas parece muito uma banda post-rock prestes a lançar um album de três horas", escreveu um internauta. "Se até então era impossível nevar no Saara, será que esse ano eu consigo ganhar na mega Sena?", publicou outro.
Um quarto grupo aproveitou o momento para, mais uma vez, duvidar do alerta de aquecimento global, propagado oficialmente em todo o mundo. Assim como constantemente faz o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Leia também: Irônico, Trump diz que 'cairia bem' o aquecimento global contra o frio nos EUA
A questão é que tal aquecimento também tem sua parcela de culpa em fenômenos relacionados ao frio. Afinal, ele representa um desequilíbrio na temperatura em todo o mundo, podendo causar, inclusive, cenas tão surpreendentes quanto a neve no deserto do Saara.