undefined
Reprodução/Wikipedia

Lucia Topolansky é política há décadas, recentemente ocupando o cargo de senadora

A senadora Lucia Topolansky , ex-guerrilheira e esposa do ex-presidente José “Pepe” Mujica, irá assumir a vice-presidência do Uruguai, depois da renúncia de Raúl Sendic, no último sábado (9), que foi denunciado por utilizar um cartão corporativo para fazer compras pessoais.

Leia também: Por causa do furacão Irma, mulher dá à luz com ajuda por telefone em Miami

Segundo as informações do jornal Folha de S. Paulo , Lucia, de 72 anos, assumirá o cargo como vice-presidente por ter sido a segunda senadora mais votada na coligação que obteve mais votos nas últimas eleições. Normalmente, o primeiro mais votado é quem deveria assumir o cargo – porém, nesse caso, seria o próprio Mujica e, como a reeleição não é prevista na Constituição do Uruguai , o segundo mais votado toma a cadeira.

Raúl Sendic deixou o posto ontem, depois de ser acusado de usar um cartão corporativo para fazer compras pessoais. Ele renunciou depois de o Tribunal de Conduta do seu partido, o esquerdista Frente Ampla (mesmo do ex-presidente), ter decidido que os atos descritos pelas denúncias não deixam dúvidas de que o agora ex-vice-presidente tenha "atuado de maneira inaceitável no uso de dinheiro público". Ainda pelas denúncias, o uso incorreto do cartão teria ocorrido quando Sendic era presidente da estatal petroleira Ancap, entre 2010 e 2013. 

O ex-vice-presidente é afilhado político de Mujica . O pai de Sendic, que tem o mesmo nome, fundou o grupo guerrilheiro Movimento de Liberação Nacional - Tupamaros (MLN-T), durante os anos de 1960 e 1970, para lutar contra a ditadura militar no país. 

Leia também: Terremoto deixa ao menos 90 mortos em três cidades do México

Foi participando do MLN-Tupamaros que Lucia e Mujica se conheceram. Os dois também foram presos na década de 1970. Depois disso, Lucia acabou virando política, tendo passado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado.

Quando Mujica estava à frente do país, Lucia estava no cargo como senadora e chegou a assumir a presidência do Uruguai interinamente, por alguns dias, porque o presidente e o vice estavam em viagens ao exterior. Além de já ter sido membro do MLN-Tupamaros, ela também faz parte do Movimento de Participação Popular e Frente Ampla .

 Leia também: Maduro diz que, pela paz econômica, 'se precisar se tornar um ditador, o será'

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!