Terremoto de 8,2 graus na Escala Richter atingiu o sul do México e deixou grande número de feridos
Reprodução
Terremoto de 8,2 graus na Escala Richter atingiu o sul do México e deixou grande número de feridos

Subiu para 60 o número de mortos no sul do México após a ocorrência de um terremoto de magnitude 8,2 na Escala Richter. As vítimas fatais estavam em três estados diferentes do país, que ainda sofre tremores secundários. 

Leia também: Número de mortos após passagem do furacão Irma chega a 14

O governador de Oaxaca, Alejandro Murat, deu uma entrevista ao canal Televisa na qual informou que, além dos mortos, há grande número de feridos, ainda que, em termos de infraestrutura, os danos parecem ser menores, segundo as avaliações feitas até o momento. A capital do estado, Oaxaca de Juarez, fica a cerca de 500 quilômetros da Cidade do México .

O secretário de Defesa Civil do Governo de Chiapas, Luis Manuel García Moreno, elevou de três para sete as vítimas em Chiapas. "Lamentavelmente temos o registro de sete pessoas mortas. Três ocorreram no município de San Cristóbal de las Casas, dois em Villaflores, uma mais em Pijijiapan e uma mais em Jiquipilas", segundo a Televisa. Além disso, mais três pessoas, menores de idade, morreram no estado de Tabasco.

Em relação ao número de feridos, o coordenador de Proteção Civil, Luis Felipe Puente, apontou que a Secretaria de Saúde ainda está realizando uma recontagem nos hospitais das pessoas que ingressam por feridas causadas pelo tremor.

Leia também: Donald Trump admite seguir com ação militar contra a Coreia do Norte

Puente disse que a Secretaria de Comunicações e Transportes informa de deslizamentos em algumas estradas e "pequenos danos", ainda que diversos sistemas de transporte do país, bem como todo tipo de infraestruturas públicas e as escolas de 11 estados permanecem fechadas para serem submetidas a uma revisão.

"A rede estrada federal opera em todo o país. Os estados de Chiapas, Oaxaca e Tabasco registram alguns danos sem afetar a conectividade", explicou em um comunicado o secretário de Comunicações e Transportes do país, Gerardo Ruiz Esparza.

Pior tremor desde 1932

Em uma mensagem á imprensa, o presidente Enrique Peña Nieto informou que este tremor tem uma magnitude similar a um registrado em 1932 e foi maior que o de 1985, de 8,1 graus, e que deixou milhares de mortos e desaparecidos na capital do país.

O presidente pediu para não se baixar a guarda porque podem acontecer fortes réplicas, ainda que menores. Até o momento, após o terremoto aconteceram 266 réplicas, a maior delas de 6,1 graus na Escala Richter.

Leia também: ONU responsabiliza governo da Síria por massacre com arma química

O terremoto fez tremer pelo menos dez estados do sul e do centro do México, pelo que até 50 milhões de pessoas - quase a metade da população do país - pôde senti-lo, segundo Peña Nieto. Por causa deste fato, a Defesa Civil aproveitava para convocar a participação no simulacro, que está previsto para acontecer em todo o país no dia 19 de setembro, coincidindo com o aniversário do devastador tremor de 1985.


* Com informações da Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!