Imagem divulgada pelo Ministério da Defesa da Holanda mostra devastação deixada pelo furacão Irma em Saint Martin
Gerben van Es / Ministério da Defesa da Holanda
Imagem divulgada pelo Ministério da Defesa da Holanda mostra devastação deixada pelo furacão Irma em Saint Martin

Em uma trajetória que tem deixado mortes e destruição, o furacão Irma  chegou, na noite desta quinta-feira (7), às ilhas Turks e Caicos – território britânico no Caribe . Ao todo, 22 mortes já foram confirmadas devido ao fenômeno.

Os ventos continuam na velocidade de 180 km por hora e o furacão Irma continua na categoria cinco. Onze das mortes aconteceram nas ilhas de São Martin e São Bartolomeu, quatro nas Ilhas Virgens Americanas, quatro nas Ilhas Virgens Britânicas, um em Barbuda, um em Barbados e um em Anguilla. 

Flórida e a ameaça aos três estados

Nesta sexta-feira (8), o Irma deve alcançar as Bahamas e depois Cuba. A previsão é que ele chegue ao sul da Flórida na madrugada de domingo (10). Quando chegar na costa norte-americana, o fenômeno deve estar na categoria 5 ou baixar para a 4, mais ainda deve registrar ventos fortes.

As tempestades devem começar a ser sentidas na Flórida na noite desta sexta. O governador Rick Scott orientou a população para que esteja alerta e evacue as áreas com ordem de saída obrigatória.

Leia também: Usina química registra duas explosões após passagem de furacão no Texas, EUA

Ainda não se sabe exatamente qual será a rota ou a força com que o furacão chegará, mas diversas cidades já receberam uma ordem obrigatória de evacuação, incluindo a famosa Miami Beach.

As rodovias que deixam o sul do estado continuam congestionadas e há relatos sobre motoristas estão parados por falta de gasolina, por dificuldade de encontrar o combustível, escasso pela forte demanda e crise na produção causada pelo furacão Harvey que assolou o Texas há uma semana, onde ficam as principais refinarias dos Estados Unidos .

Centenas de voos que chegariam a Miami, entre eles os procedentes do Brasil, foram cancelados. Além disso, o aeroporto poderá ser fechado nesta sexta-feira, sem data para reabrir.

O governo brasileiro também emitiu uma nota pedindo para que os cidadãos não viagem para a Flórida até o próximo fim de semana.

Leia também: Perigoso furacão Irma atinge o Caribe e altera rota do avião do papa Francisco

Além da Flórida, os estados de Georgia e as Carolinas do Sul e do Norte decretaram estado de emergência. O furacão Irma deve atingir a região costeira dos três estados na próxima segunda-feira (11).

* Com informações da Agência Brasil.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!