Um tsunami meteorológico atingiu Jaguaruna , no Sul de Santa Catarina (SC) , na madrugada desta segunda-feira (2), causando a destruição de uma ponte, derrubando muros e árvores, e invadindo casas. O fenômeno, considerado raro e difícil de prever, foi confirmado pela Defesa Civil estadual. Apesar dos estragos, não houve feridos.
Imagens divulgadas pela Defesa Civil municipal mostram a água avançando sobre imóveis na Praia do Arroio Corrente , um dos bairros mais afetados. Outras localidades, como Campo Bom e Esplanada , também registraram danos significativos.
Fenômeno raro e de difícil previsão
O tsunami meteorológico ocorre quando nuvens carregadas e ventos fortes geram uma grande onda que avança rapidamente do mar para a praia. Em Balneário Rincão, cidade vizinha, a estação maregráfica registrou um aumento de 1 metro na maré em um curto período, característico do fenômeno.
“Teve diversas residências que a água do mar entrou. Muro de casa, vidro, só não teve dano humano, mas prejuízo econômico teve bastante”, afirmou Maicon Goulart Laurean, da Defesa Civil de Jaguaruna.
Prejuízos e alerta para temporais
A prefeitura de Jaguaruna realiza um levantamento dos prejuízos nesta manhã. No bairro Esplanada, uma ponte de madeira foi completamente destruída. Árvores foram arrastadas e muros caíram, enquanto a água invadiu residências.
Jaguaruna, que tem cerca de 20 mil habitantes, está localizada a 57 quilômetros de Criciúma e 163 quilômetros de Florianópolis.
Além do tsunami meteorológico, Santa Catarina está em alerta para temporais nesta segunda-feira, com previsão de fortes rajadas de vento e possibilidade de granizo, devido à passagem de uma frente fria pelo estado.