MP havia protocolado ação na Justiça para impedir que prefeitura usasse multas para pagar funcionários da CET
Leon Rodrigues / SECOM-PMSP
MP havia protocolado ação na Justiça para impedir que prefeitura usasse multas para pagar funcionários da CET

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu que a prefeitura de São Paulo poderá utilizar recursos provenientes de multas de trânsito para efetuar o pagamento do quadro de funcionários da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). A decisão é válida até que a matéria seja transitada em julgada – ou seja, quando acabam as possibilidades de recursos.

A presidente do STJ, ministra Laurita Vaz, deferiu um pedido para suspender os efeitos de sentença que proibia o município de utilizar os recursos oriundos de multas para pagamento de funcionários da CET , reconsiderando decisão anterior do tribunal, tomada em janeiro deste ano . O Ministério Público havia protocolado ação na Justiça com o objetivo de cessar essa prática.

Para a ministra, a questão é sensível por envolver recursos públicos, sendo inviável a interferência do Poder Judiciário por meio de decisões que afetem o planejamento orçamentário da prefeitura antes do trânsito em julgado do processo.

“É de se concluir, portanto, que qualquer alteração no destino dos recursos do FMDT [Fundo Municipal de Desenvolvimento de Trânsito ] deve ser efetivada somente após a tutela definitiva ocorrida nas ações civis públicas movidas pelo Ministério Público estadual, a permitir que a municipalidade possa adequar seu orçamento e sua estrutura organizacional de modo a evitar a repercussão nas previsões orçamentárias de outros setores sensíveis da administração”, afirmou a ministra.

Leia também: TJ-SP aceita denúncia contra ex-presidente da CPTM e mais 14 por cartel

Ela explicou que as mudanças na destinação dos recursos não podem ocorrer de forma abrupta, já que poderiam inviabilizar as atividades desenvolvidas pela Companhia de Engenharia de Tráfego, tais como a organização, segurança e educação do trânsito na cidade.

Impacto orçamentário

A presidente do STJ destacou informações da prefeitura segundo as quais o indeferimento da medida implicaria o remanejamento de R$ 713 milhões do tesouro municipal de outras áreas para o pagamento dos funcionários da companhia. O replanejamento orçamentário, segundo a ministra, somente deve ser feito após uma decisão judicial definitiva, de modo a evitar a repercussão nas previsões orçamentárias de outros setores da administração.

Leia também: Polícia Rodoviária Federal reduz patrulhas e fecha postos por falta de verbas

Laurita Vaz disse que o fato de ter havido uma sentença favorável ao pedido do Ministério Público não afasta a necessidade da manutenção dos efeitos da decisão suspensiva concedida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, para que o município possa continuar utilizando o recurso das multas para o pagamento de pessoal da CET até decisão definitiva em sentido oposto.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!