Diversos ex-chefes de Estado e de governo da União Europeia divulgaram nesta sexta-feira (30) um manifesto em defesa da candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2 de outubro.
Entre os signatários do documento estão o ex-presidente da França François Hollande, o ex-premiê francês Dominique de Villepin, os ex-primeiros-ministros da Itália Enrico Letta e Massimo D'Alema, o ex-presidente do governo da Espanha José Luis Rodríguez Zapatero, o ex-premiê da Bélgica Elio Di Rupo e a ex-presidente da Suíça Micheline Calmy-Rey - com exceção do conservador De Villepin, todos são de centro-esquerda.
"Quando a democracia está em perigo, todos os democratas devem se unir para derrotar a extrema direita", diz o manifesto, enviado pela equipe de Hollande à agência de notícias francesa AFP.
"É por isso que nós, ex-chefes de Estado e de governo de diversas tendências políticas, apoiamos a candidatura do ex-presidente Lula", acrescenta. Segundo os líderes, o mundo "precisa de um Brasil democrático e justo".
"Apenas um homem de Estado como Lula pode enfrentar esse desafio", ressalta o texto.
Pesquisa Datafolha
Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (29) mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua na liderança pela corrida ao Planalto nas eleições 2022 , com 50% das intenções de voto válidos. Em segunda posição, aparece o presidente Jair Bolsonaro (PL), com 36%.
De acordo com o levantamento, o petista lidera a pesquisa de voto estimulado com 48% das intenções de voto contra 34% de do atual chefe do Executivo do Brasil.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.