A pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (15) mostra que Jair Bolsonaro (PL) segue com o maior índice de rejeição entre os candidatos à Presidência da República nas eleições de outubro.
O levantamento aponta que 53% dos eleitores entrevistados não votariam de jeito nenhum no atual chefe Executivo do país. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 38% de rejeição.
Em relação aos dados divulgdos no dia 9 de setembro, verificou-se um aumento na rejeição do candidato do PL à reeleição que, na ocasião, marcava 51% neste recorte. O petista oscilou negativamente neste quesito, dado que era rejeitado por 39 dos eleitores.
Primeiro turno
A pesquisa Datafolha desta quinta-feira aponta que o ex-presidente segue na liderança da corrida pela Presidência com 45% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro aparece em segundo lugar com 33%.
O levantamento atual demonstra que a diferença entre Lula e Bolsonaro é de 12 pontos. Em agosto, a distância era de 15 pontos e, em julho, de 18. O ex-presidente manteve os 45% da última pesquisa. O atual mandatário oscilou negativamente para 33%, dentro da margem de erro, que é de dois pontos.
Segundo turno
Lula segue na liderança de um possível cenário de segundo turno. O petista marca 54% contra 38% do atual presidente e candidato à reeleição. No levantamento feito na semana passada, o ex-presidente tinha 53%, e Bolsonaro, 39%.
A pesquisa escutou 5.936 pessoas, com entrevistas presenciais entre os dias 13 e 15 de setembro em 300 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O relatório foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-04099/2022.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.