Prova do Enem foi aplicada neste domingo
Agência Brasil
Prova do Enem foi aplicada neste domingo

No segundo domingo de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), as questões de Matemática e Ciências da Natureza indicaram que o banco do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) de onde elas são retiradas não vem sendo realimentado, como denunciaram servidores do instituto. Além disso, a prova trouxe duas questões sobre agrotóxicos.  Em outubro, um grupo intitulado "Mães do Agro" havia ido ao Ministério da Educação reclamar sobre a forma como a agricultura era tratada nos livros escolas.

Como o banco de provas não recebe novas perguntas desde 2018, a Covid-19 não caiu no exame, que teve duas questões sobre a dengue . Uma delas relacionava a letalidade da doença com o ebola, na África, e outra, inquirindo sobre qual era o tipo de prevenção que se fazia ao se usar um pigmento do açafrão contra a dengue.

A prova também teve uma questão sobre o impacto da tragédia de Mariana no arquipélago de Abrolhos, com o escoamento do rejeito de minérios de uma barragem da Samarco no Oceano Atlântico por meio do Rio Doce. A tragédia de Brumadinho, mais recente, não chegou a ser abordada.

Uma questão de análise combinatória citava os campeões da Copa do Brasil até 2018. O exame teve muitas questões de geometria e três de economia doméstica.

O professor de Física da Plataforma AZ de Aprendizagem Vinicius Silveira avaliou que o exame de hoje teve questões "genéricas e sem relação com a atualidade". "Não teve nenhuma questão com assuntos polêmicos no sentido político. As questões foram muito genéricas e não tinha nenhuma relação com a atualidade, como pandemia, por exemplo", disse.

O professor lembra que a prova de física, este ano, demandou mais cálculos. Em exames anteriores, normalmente, essa parte é dividida entre questões teóricas e questões que exigem contas.

"Foi uma prova menos 'braçal'. Eu identifiquei três questões bastante difíceis, que estava totalmente dentro do esperado. E o restante dividido entre médias e fáceis. Os assuntos de ondulatória, eletrodinâmica, calorimetria, cinemática, dinâmica, todos eram bastante esperados para a prova e caíram. Então, os mais esperados estavam lá. E não tinha nenhuma grande exceção, os assuntos que apareceram já tinham aparecido antes", afirmou.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!