Entre pedidos por adiamento, Enem acontecerá neste domingo
Reprodução/Internet
Entre pedidos por adiamento, Enem acontecerá neste domingo

Começa neste domingo (17), para 5,78 milhões de candidatos confirmados, o primeiro dia do Enem 2020 , mesmo com a alta de casos e óbitos por Covid-19. Considerado o maior vestibular do país, a nota do Enem serve para disputar vagas em universidades e dar acesso a programas de bolsar (Prouni) ou financiamento de mensalidade (Fies).

A aplicação do Enem tem sido alvo de disputas judiciais, devido à pandemia. A prova acontecerá mesmo com treze estados registrando alta nas mortes: AL, AM, GO, MG, MT, PE, PI, RJ, RN, RR, SE, SP e TO. Eles têm 3,1 milhões de inscritos no Enem 2020 – 54,25% do total.

No Amazonas, porém mais de 160 mil alunos farão a prova em 23 e 24 de fevereiro. A decisão é da Justiça, medida tomada para conter o caos no sistema de saúde do estado, que enfrenta hospitais lotados e até falta de oxigênio.

O que pode e o que não pode

No primeiro dia, os portões dos locais de aplicação serão abertos a partir das 11h30, e fechados pontualmente às 13h.

Este ano, todos os estudantes terão de utilizar máscaras, podendo tirar apenas para comer ou beber água. 

Haverá nos locais álcool em gel para que os estudantes higienizam as mãos, mas é permitido levar o próprio produto.

Também é recomendado que os candidatos levem lanche e água e/ou outras bebidas, com exceção das alcoólicas -- que podem levar à eliminação. A orientação é estar com o Cartão de Confirmação da Inscrição. Nele, está o local de prova. O documento pode ser acessado na Página do Participante.

Os candidatos não podem portar, durante o exame, nenhum dispositivo como celulares, smartphones, tablets, gravadores, pen drives, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico.

São proibidos: fones de ouvido, óculos escuros e artigos de chapelaria, (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares) além de caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, anotações e relógio - de qualquer tipo. 

Candidato com Covid-19 não pode realizar a prova

A prova deste ano contará com um número reduzido de estudantes por sala para garantir o distanciamento social e diminuir as chances de contágio

. Durante todo o tempo de realização da prova, os candidatos são obrigados a usar máscaras da forma correta, tapando o nariz e a boca, sob pena de serem eliminados do exame. 

Quem for diagnosticado com a Covid-19 ou apresentar sintomas dessa ou de outras doenças infectocontagiosas até a data do exame, não pode comparecer. Este deve entrar em contato com o Inep, pela Página do Participante, ou pelo telefone 0800-61616, para solicitar reaplicação, em 23 e 24 de fevereiro.

O Enem 2020 terá uma versão impressa e uma digital, realizada de forma piloto para 96 mil candidatos, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!