A rede estadual de São Paulo está com processo seletivo aberto, até o dia 11 de agosto, para professores do itinerário de formação técnica e profissional do ensino médio.
As provas serão aplicadas em 28 de setembro em 77 cidades do estado. O salário é de R$ 5.565,00 por uma jornada de 40 horas semanais – mas é possível ter uma carga reduzida com salário proporcional. A taxa de inscrição é de R$ 49.
Serão cerca de 5 mil vagas, em todo o estado, para seis eixos tecnológicos de ensino: gestão e negócios (eixo 1), saúde e meio ambiente (eixo 2), turismo, hospitalidade e lazer (eixo 3), tecnologia da informação (eixo 4), recursos naturais (eixo 5) e tecnologia de controle e processos industriais (eixo 6).
Critérios
A princípio, para participar, o profissional deve ter, no mínimo, graduação – seja uma licenciatura, um bacharelado ou um tecnólogo .
No caso de não ser formada, a pessoa pode participar se for considerada especialista com notório saber ou ter experiência comprovada.
Para os graduados, o curso precisa estar na lista dos aceitos para ensinar nas matérias escolares de cada um dos eixos. O profissional pode escolher mais de um eixo e município ou diretoria de ensino para dar aulas, desde que os horários não coincidam.
Alguns exemplos de graduações permitidas para lecionar em cada eixo são:
- Eixo 1 – Gestão e negócios : administração, ciências contábeis, economia, finanças, gestão, logística, marketing, psicologia, publicidade e recursos humanos.
- Eixo 2 – saúde e meio ambiente : bioquímica, biotecnologia, ciência de dados, desenvolvimento de sistemas, enfermagem, engenharia ambiental, farmácia, gestão, medicina e psicologia.
- Eixo 3 – turismo, hospitalidade e lazer : administração, gestão, hotelaria, psicologia, recursos humanos e turismo.
- Eixo 4 – tecnologia da informação : análise de sistemas, ciência de dados, computação, desenvolvimento de sistemas, engenharias e informática.
- Eixo 5 – recursos naturais: administração, agronomia, biologia, comunicação social, ecologia, engenharias, economia, gestão, psicologia, marketing, publicidade e propaganda e recursos humanos.
- Eixo 6 – tecnologia de controle e processos industriais: automação industrial, ciência da computação, engenharia da computação, engenharia elétrica, engenharia eletrônica, informática e mecatrônica.
Etapas
O processo seletivo será feito em quatro etapas:
- Prova objetiva (30 questões — 10 de conhecimentos pedagógicos e 20 de específicos do eixo escolhido).
- Prova discursiva (1 questão, com valor de até 20 pontos, sobre conteúdos gerais e específicos da área escolhida), que será no mesmo dia da prova objetiva.
- Prova prática (em vídeo, de 5 a 7 minutos, simulando uma aula, com temas definidos pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, que devem ser enviados de 18 de agosto e 15 de setembro à banca).
- Avaliação de títulos .
Candidatos pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência terão direito a ações afirmativas.