O Ministério da Educação (MEC) voltou a bloquear, na noite desta quinta-feira (1), o orçamento de universidades federais, horas depois de ter liberado os valores. A informação foi dada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).
O bloqueio foi realizado pela primeira vez na segunda-feira (28). O MEC não informou os valores retidos. Segundo a União Nacional dos Estudantes (UNE), R$ 1,68 bilhão foram retidos pela pasta. Já das universidades, foram retirados R$ 224 milhões.
Também nesta quinta-feira, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) havia emitido um comunicado afirmando que o MEC tinha voltado atrás nos bloqueios. Porém, horas depois, a retenção da verba voltou a valer.
Justificativa
O MEC enviou um comunicado às instituições em que diz que o órgão solicitou “ao Ministério da Economia, nos meses de outubro e novembro, a ampliação do limite de pagamento das despesas discricionárias”. Entretanto, disse que as “solicitações não foram atendidas”.
Algumas universidades públicas pelo Brasil já informaram avaliar a suspensão das atividades por conta do corte de verba.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.