Exame Nacional do Ensido Médio (Enem)
Reprodução: Redes Sociais
Exame Nacional do Ensido Médio (Enem)

As notas individuais do  Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 estarão disponíveis aos alunos a partir desta sexta-feira (11). Os  resultados sairão para os estudantes que prestaram a versão regular da prova e para os que fizeram a reaplicação.

Com as notas no Enem, os alunos podem conseguir uma vaga em uma instituição de ensino superior pública ou privada brasileiras, ou até mesmo em faculdades no exterior. No entanto, é importante saber todas as condições, já que, as regras podem variar de acordo com a instituição.

Confira, abaixo, algumas das opções:

Sisu

Por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Ministério da Educação (MEC) seleciona os estudantes para vagas em instituições públicas de ensino superior, desde que o aluno esteja dentro da nota de corte mínima exigida para o curso escolhido.

Todos que fizeram o Enem 2021 e tenham tirado nota superior a zero na redação podem se inscrever no sistema. No entanto, os candidatos que realizaram a prova como "treino", mas ainda não terminaram o ensino médio, não podem concorrer.

As inscrições começam em 15 de fevereiro e devem ser feitas no site do Sisu .

Prouni

Com o Programa Universidade para Todos (Prouni), o estudante consegue obter bolsas integrais ou parciais em faculdades particulares.

Podem concorrer ao programa os alunos que cursaram os três anos do ensino médio em escolas da rede pública ou estudaram os três anos do ensino médio com bolsa integral em colégios privados.

Além disso, a renda per capita da família do candidato deve ser de até 3 salários mínimos.

Para bolsa integral, a renda familiar mensal per capita tem que ser de até 1,5 salário mínimo; e para a parcial (50% da mensalidade), a renda familiar mensal per capita deve ser de 1,5 a 3 salários mínimos.

Leia Também

As inscrições do primeiro semestre deste ano vão de 22 de fevereiro a 25 de fevereiro por meio do site oficial .

Fies

Os aprovados no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) terão parte das mensalidades em universidades e faculdades privadas pagas pelo governo federal. Os estudantes, no entanto, devem quitar o financiamento após a formatura no curso selecionado.

O crédito disponibilizado pode cobrir de 50% a 100% da mensalidade, podendo ser a juros zero, dependendo da renda familiar do candidato.

Neste primeiro semestre, 111 mil vagas serão disponibilizadas entre os dias 8 e 11 de março, no site do Fies .

Para se inscrever, o aluno deve ter obtido uma média mínima de 450 nas cinco áreas do conhecimento e nota superior a zero na redação, em qualquer edição do Enem desde 2010. Além disso, o candidato deve ter renda familiar mensal per capita de até 3 salários mínimos.

Instituições privadas de ensino superior

Muitas instituições privadas oferecem descontos nas mensalidades com a nota do Enem. O ideal é procurar saber com a própria faculdade se há esse desconto e quais os requisitos.


Universidades no exterior

Com o resultado do Enem, o candidato também pode estudar fora do país, em lugares como Portugal, Inglaterra, França, Irlanda e Canadá — onde há universidades que têm acordos com o MEC. Dependendo do caso, a instituição pode exigir que o aluno ainda faça um processo seletivo local.

Para participar, é preciso pesquisar diretamente no site da universidade escolhida e saber das condições oferecidas por cada instituição.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!