Pandemia deve ser abordada na prova em diferentes matérias
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Pandemia deve ser abordada na prova em diferentes matérias

Vírus, prevenção, vacina, replicação viral, infecção, sintomas, doença. Esse é um vocabulário basicamente da área da Biologia, mas que invadiu o cotidiano do mundo inteiro desde que começaram a surgir os primeiros casos de Covid-19. A pandemia virou um assunto latente e nada impede que ela seja tema de alguma questão de prova do Enem .

Caso assunto seja abordado, ele pode aparecer em outras disciplinas para além da Biologia, como Geografia, História, Física e até Matemática. Se a questão for sobre a relação vírus/ser humano, com certeza aparecerá na prova de Biologia. No entanto, tudo o que envolve as consequências da pandemia na vida da população mundial, as estatísticas que envolvem a disseminação de uma doença e outras situações relacionadas podem servir de contexto para questões de outras disciplinas.

A pandemia de Covid-19 pode ser abordada tanto nesta prova do  Enem quando nas próximas edições. O exame não costuma cobrar temas tão atuais logo que eles acontecem, já que a elaboração da avaliação é feita com antecedência e com questões que fazem parte de um banco de dados que pode ter conteúdos mais antigos.

Veja como a pandemia de Covid-19 pode cair na prova do Enem
Professores do Colégio e Curso AZ e da Plataforma AZ de Aprendizagem deram suas opiniões sobre como a pandemia de Covid-19 pode ser abordada em algumas disciplinas da prova do Enem .

Biologia

Na avaliação do professor Rafael Cafezeiro, qualquer assunto que possa envolver diretamente o vírus, sua atuação sobre o corpo humano, ação ou produção de vacinas, pode ser abordado na prova da sua disciplina. Veja alguns tópicos:

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  • Estrutura e replicação viral, mutação, mecanismo de entrada do vírus na célula;
  • Mecanismo de ação da vacina (imunização é um tema recorrente no Enem), técnicas de formulação de vacinas;
  • Expressão gênica do vírus.

História

Para a professora Roberta Luz, a pandemia do coronavírus pode servir de gancho para abordar outras pandemias e epidemias que fizeram parte da história do Brasil e do mundo. Veja alguns temas:

  • Peste Bubônica, que matou um terço da população da Europa no final do século XIV;
  • Gripe Espanhola, doença que se espalhou por todos os continentes e causou grandes estragos em vários países;
  • Revolta da vacina, movimento ocorrido no Rio de Janeiro contra a vacinação para a varíola.

Geografia

O professor Rodrigo Magalhães destaca as consequências causadas pela pandemia a nível global pode ser abordada de várias formas pela prova do Enem. Veja alguns pontos:

  • Impacto da doença na população idosa e, consequentemente, alterações nas pirâmides etárias e na expectativa de vida;
  • Exemplificação de como o mundo está globalizado, tanto pela velocidade em que a doença se espalhou (fluxos migratórios e turísticos), quanto pelo impacto do lockdown de um país na economia de outros;
  • Atuação de organismos multilaterais, como a OMS, e a importância da cooperação em uma questão global, assim como a corrida pela vacina expôs uma disputa de poder/força dos países, na área da geopolítica.


Física

O professor Vinicius Silveira afirma que a pandemia pode servir de contexto questões recorrentes no Enem, como as que envolvem ondas e eletricidade. Confira as possibilidades:

  • A quarentena fez com que as pessoas passassem a estudar e trabalhar de casa, aumentando o consumo de energia elétrica: questões podem abordar o aumento deste uso;
  • A pandemia aumentou a demanda por sistemas de comunicação eficazes. É possível que o Enem cobre sobre a expectativa do 5G e o aumento da capacidade de transmissão de dados via ondas;
  • Outro ponto que pode ser abordado são as tecnologias usadas para diagnóstico e tratamento de doenças, como a ressonância magnética e o aparelho de radioterapia.

Matemática

Até no contexto das questões de Matemática a pandemia pode aparecer, afirma o professor Thiago Galrão. Porcentagens, estatísticas e cobertura vacinal podem ser abordadas. Veja possíveis assuntos:

  • O desenvolvimento de vacinas é acompanhado de perto pela estatística, que o tempo todo indica se o produto funciona ou não. Este é um ponto que pode ser abordado;
  • A análise de gráficos da pandemia, com o número de casos ou mortes, por exemplo, também pode ser exigido do aluno;
  • Porcentagem é um assunto bem frequente no Enem. A cobertura vacinal e o número de infectados podem ser o contexto de uma questão sobre o assunto.

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