Exame Nacional do Ensino Médio 2020
Agência Brasil
Exame Nacional do Ensino Médio 2020

Os pedidos de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 podem ser feitos a partir desta segunda-feira, dia 17, até o dia 28 de maio. A solicitação deve ser realizada por meio da página do participante.

O prazo é o mesmo para a justificativa de ausência no Enem 2020, que deve ser feita por candidatos que conseguiram o benefício na edição anterior mas não compareceram nos dois dias de prova. Se a ausência não for justificada, o candidato perde direito a uma nova isenção.

Podem solicitar a isenção da taxa participantes que estejam cursando a última série do ensino médio em 2021 em escola da rede pública; tenham cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenham renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio; ou que declarem situação de vulnerabilidade socioeconômica e estejam inscritos no CadÚnico.

Como justificar ausência

Para justificar ausência na prova de 2020, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aceita documentos como boletim de ocorrência de assalto, furto ou acidente nas datas do Enem, certidão de casamento ou união estável; certidão de óbito de membros da família; certidão de nascimento para pais ou mães.

Também são aceitos documento que comprove acompanhamento de cônjuge ou companheiro deslocado para outra cidade; mandados de prisão; atestados médicos ou odontológicos; declaração de exercício de atividade profissional; documento que comprove intercâmbio acadêmico; e declaração de atividade curricular.

Você viu?

Segundo o cronograma, o resultado da justificativa de ausência e da solicitação de isenção da taxa de inscrição será divulgado dia 9 de junho. Candidatos que tenham pedido negado poderão recorrer entre 14 e 16 de junho, e a resposta do recurso está prevista para o dia 25 de junho.

Ter a aprovação da justificativa de ausência no Enem 2020 ou da solicitação de isenção da taxa de inscrição para o exame de 2021 não garante a inscrição na prova. Os interessados deverão realizar a inscrição para o exame quando o edital for lançado.

Enem sem data marcada

O Enem 2021 ainda não tem data marcada. Documentos internos do Inep obtidos pelo GLOBO relatam que o presidente do órgão, Danilo Dupas, informou à equipe dele que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 será aplicado somente em 16 de janeiro e 23 de janeiro do ano que vem.

A comunicação ocorreu no dia 3 de maio em reunião de diretorias do instituto, segundo três ofícios assinados por diferentes diretores (de Avaliação da Educação Básica, de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais e de Gestão e Planejamento).

No entanto, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou na sexta-feira, dia 14, que "tudo indica" que o exame vai ocorrer em outubro ou novembro deste ano, segundo informações do G1. No calendário habitual, as provas ocorrem entre novembro e dezembro.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários