Inep foi duramente criticado por estudantes devido ao processo de correção das provas
Reprodução/Internet
Inep foi duramente criticado por estudantes devido ao processo de correção das provas

Um estudante universitário encontrou pelo menos 32 alunos que tiraram mil na redação — quatro a mais do que a quantidade divulgada pelo Inep . Lucas Felpi, que cursa Computação e Política na Universidade de Michigan, tem quase meio milhão de inscritos em seu canal de YouTube e recebeu cópia dos boletins, todos com os nomes dos candidatos, e compartilhou o material com a reportagem. O instituto nega qualquer erro, mas não explica a diferença.

"Mais quatro pessoas afirmaram publicamente que tiraram a nota, mas não consegui contato com elas. Outros nomes já surgiram também, só que estavam mentindo", afirmou. As 28 notas mil anunciadas pelo Inep representam uma queda de 43% em relação a 2019, quando 53 pessoas atingiram a marca. No ano anterior, foram 55. "As notas de redação caíram muito, muito mesmo, pode ser devido à pandemia, ao termo 'estigma' que causou muita confusão na prova, ou à incoerências na correção mesmo".

Logo após o anúncio das notas do Enem , estudantes começaram a reclamar da correção da redação e uma hashtag foi criada pedindo ao Inep que analise se houve erro. Em 2019, estudantes começaram com a #erronoenem e quase nove mil provas foram corrigidas novamente por erro da gráfica.

Consultado desde a manhã desta quarta-feira, o Inep não respondeu se reavaliará as correções das redações. No entanto, o instituto publicou em seu portal uma reportagem sobre como é feita a correção . “Os textos podem passar por até quatro correções para o cálculo da média final , o que correspondeu, nesta edição, a, aproximadamente, sete milhões de análises dos textos válidos, sem contar as folhas em branco ou com texto insuficiente”, diz um trecho em destaque.

O Inep também não respondeu se os alunos têm o direito de pedir uma reavaliação da nota — o edital não prevê o pedido, nem veta. No site do MEC , no entanto, há um local específico para fazer o pedido (veja aqui).

Nota mil em quatro regiões

De acordo com o instituto, quatro regiões do Brasil possuem representantes na lista dos melhores avaliados: Centro-Oeste (2), Nordeste (12), Norte (3) e Sudeste (11). Esses inscritos têm entre 15 e 25 anos.

Ainda segundo o Inep , João Pessoa (PB) possui dois participantes entre os que alcançaram a pontuação total. Já Aracaju (SE), Cajazeiras (PB), Fortaleza (CE), Imperatriz (MA), Macaúbas (BA), Maceió (AL), Natal (RN), Paulo Afonso (BA) e Recife (PE) tiveram uma redação com nota máxima cada. A lista divulgada pelo Inep, no entanto, ainda falta uma cidade para chegar aos 12 alunos anunciados pelo próprio instituto.

No Sudeste, a cidade do Rio de Janeiro (RJ) conta com quatro participantes na lista e Niterói (RJ), com dois. Na região, as demais cidades representadas são Campinas (SP), Conselheiro Lafaiete (MG), Maricá (RJ), São Paulo (SP) e Vitória (ES) com uma redação nota mil cada. O Norte teve notas máximas nas cidades paraenses de Belém e Castanhal, além de Manaus (AM). No Centro-Oeste, dois participantes de Brasília (DF) alcançaram mil pontos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!