Agência Brasil

Unicamp inicia primeira fase do vestibular
Divulgação/Antonio Scarpinetti/Unicamp
Fachada da Unicamp.

A Universidade Estadual de Campinas ( Unicamp ) terá um esquema especial para aplicar as provas da 1ª fase do vestibular 2021, nesta quarta (6) e quinta-feira (7). A medida visa atender às regras de biossegurança contra a covid-19.

Ao todo, 77,6 mil inscritos disputarão 3.237 vagas em 69 cursos de graduação. Nos dois dias as provas começam às 13h e os portões serão abertos com uma hora de antecedência. A orientação é para que estudantes com suspeita de Covid-19 não saiam de casa para fazer a prova. 

De acordo com universidade, este ano o número de salas de prova foi dobrado para garantir o distanciamento entre os candidatos. As salas passaram de 1.502 no Vestibular 2020 para 3.381 no Vestibular 2021. Para evitar aglomeração, os candidatos foram divididos em dois grupos e farão as provas em dias diferentes.

O tempo de prova também foi reduzido de cinco para quatro horas, com a diminuição de 90 para 72 questões na primeira fase . Hoje, as provas serão de ciências exatas/tecnológicas e ciências humanas/artes. E os 43.631 inscritos para os cursos de ciências biológicas/saúde realizarão a prova na quinta-feira.

A orientação da Unicamp é que os candidatos cheguem ao local de prova às 12 horas (horário de Brasília), já que o acesso aos locais de prova será permitido impreterivelmente até as 13 horas (horário de Brasília). Aos candidatos que chegarem com antecedência, a universidade solicita que não se aglomerem nos acessos e mantenham o distanciamento social de no mínimo 1,5 metro até a entrada nas salas de prova. É obrigatório o uso de máscara em todos os espaços.

Os candidatos deverão levar álcool em gel e máscaras extras, em caso de necessidade de troca no decorrer da prova. Devem levar o original do documento de identidade indicado na inscrição, canetas de cor preta em material transparente, lápis preto, borracha. Será permitido o uso de régua transparente e compasso.

É vedada a utilização de aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, relógios do tipo smartwatch, corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova. O candidato poderá usar relógio para controlar o tempo, mas todos os relógios deverão ficar no chão, ao lado da carteira.

Cursos mais procurados

No vestibular de 2021, esses são os dez cursos mais procurados pelos candidatos: medicina, arquitetura e urbanismo; ciências biológicas; comunicação social-midialogia; ciência da computação; engenharia da computação; farmácia; história; ciências econômicas e enfermagem.

Veja lista de obras literárias

- A Falência, de Júlia Lopes de Almeida;

- O Ateneu, de Raul Pompeia;

- Sobrevivendo no Inferno, do grupo Racionais Mc’s;

- O Espelho, de Machado de Assis;

- O Marinheiro, de Fernando Pessoa;

- Sonetos escolhidos, de Camões;

- Sermões, de Antonio Vieira.

Conteúdo do vestibular

- 12 de matemática;

- 12 de língua portuguesa e literatura;

- 8 de cada disciplina: biologia, física, geografia/sociologia, história/filosofia, inglês e química.

Locais de prova

As provas da primeira fase do vestibular serão realizadas em:

- São Paulo: Araçatuba, Barueri, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Fernandópolis, Franca, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santa Bárbara D’Oeste, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos.

- Outros estados: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Fortaleza (CE) e Salvador (BA).

Calendário Vestibular Unicamp 2021

- Data primeira fase: 6 e 7 de janeiro;

- Divulgação da lista dos aprovados na primeira fase: 29 de janeiro;

- Data da segunda fase: 7 e 8 de fevereiro;

- Provas específicas (exceto música): 11 e 12 de fevereiro;

- Divulgação da lista de aprovados para a primeira chamada: 10 de março;

- Data em que a comissão de aprovação virtual analisa nomes convocados na primeira chamada para cotas étnico-raciais: 11 de março;

- Data de solicitação e divulgação de resultados dos alunos da primeira chamada para cotas-étnico-raciais: 11 de março;

- Data para matrícula presencial dos nomes da lista da primeira chamada, nas unidades de ensino: 15 de março;

- Início das aulas: 15 de março.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Mostrar mais

      Comentários