Aulas do Ensino Fundamental do Rio de Janeiro poderão ser transmitidas pela TV
Agência Brasil
Aulas do Ensino Fundamental do Rio de Janeiro poderão ser transmitidas pela TV

Os alunos da rede municipal do Rio , de todas as séries do Ensino Fundamental , passarão a ter, a partir desta quinta-feira (13), aulas que serão exibidas pela televisão. A iniciativa, anunciada nessa quarta-feira pela prefeitura, tem o objetivo de reforçar o conteúdo que vem sendo dado à distância desde o início da pandemia do novo coronavírus . Serão exibidos programas diários e, nas primeiras semanas, segundo informações da prefeitura, a programação será voltada para o “ensino socioemocional", com conteúdo de trinta minutos de duração.

A partir da terceira semana, a grade será incrementada, com programação específica para cada série e de todas as matérias. As aulas terão uma hora de duração. O programa foi batizado de Escola.Rio. A prefeitura ainda não anunciou como será a divisão diária de aulas por séries ou conteúdo.

A transmissão das aulas será no canal 7 da TV aberta (Band), no alternativo digital 7.2 (também da Band) e na TV Escola. Nas primeiras semanas, as aulas serão transmitidas de segunda-feira a sábado, das 13h30 às 14h. O conteúdo também será transmitido pela MultiRio, que é vinculada à Secretaria municipal de Educação (SME), nos canais 26 e 526 da Net. Também haverá reprises na TV Escola.

Já a partir da terceira semana de programação (entre os dias 24 e 29 deste mês), o programa passará a ser exibido na Band (nos canais 7 e 7.2) das 8h às 9h e reprisará entre 14h e 15h.

Ex-secretária municipal de Educação do Rio , Cláudia Costin afirmou que a exibição de aulas pela televisão tem sido usada desde o início da pandemia em municípios e estados país afora, a exemplo de Manaus, capital do Amazonas. Ela também citou exemplos como o município de Serra Negra do Norte, no Rio Grande no Norte, que foi pioneiro na transmissão de aulas via rádio. A intenção, segundo Costin, é fazer o conteúdo chegar aos alunos que não têm acesso à internet. No entanto, para a especialista, a iniciativa no Rio foi tardia.

Você viu?

"Essa iniciativa (de aulas pela TV) pode, sim, ser positiva. O que causa estranheza é ter sido adotada depois de tanto tempo de pandemia, já que a Secretaria municipal de Educação conta com a MultiRio", avalia a ex-secretária.

Já Lea Cutz, do Fórum estadual de Educação do Rio, questiona a eficácia da medida: "Como sempre, há muita falta de informação e planejamento nas ações da prefeitura em relação à educação. Há muitas dúvidas sobre que aulas de reforço serão essas, se quase não houve aula este ano. Pedagogicamente, é desqualificado e desonesto".

Gustavo Miranda, coordenador geral do Sindicato estadual dos Profissionais de Educação (Sepe) do Rio, afirma ser favorável à iniciativa de exibição de aulas pela televisão.

"A posição do sindicato sempre foi de que qualquer forma de combate à inatividade do estudante é fundamental. A disponibilização das aulas pela internet ou televisão, obviamente com todo rigor da licitação, sem esbanjar dinheiro. Considerando que isso foi feito com o máximo de zelo pelo dinheiro público, é bem- vindo", explica Miranda.

O coordenador do Sepe explica ainda que o sindicato é contra a reabertura de escolas, mas todas as formas de manter o fornecimento de conteúdo pelo município são vistas de forma positiva: "O que criticamos é a possibilidade de abertura da escola. Achamos que é um absurdo a abertura precipitada porque coloca as pessoas em risco".

Na rede municipal do Rio , como não houve padronização de forma de ministrar o conteúdo, ficou a cargo das direções das escolas deliberar sobre o assunto. Há unidades em que há aulas pela internet e outras nas quais a internet só é utilizada para disponibilizar tarefas que devem ser realizadas, com professores à disposição para tirar dúvidas. Há, ainda, unidades que estão entregando exercícios a serem executados nas casas dos estudantes.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!