Enem Digital vai acontecer pela primeira vez em 2020
Toffetti / A7 Press / Agência O Globo
Enem Digital vai acontecer pela primeira vez em 2020

Este ano pela primeira vez acontecerá o Enem Digital. A novidade vai atingir apenas alguns estudantes, uma vez que a prova on-line será aplicada em versão piloto, mas se der certo, o modelo deve ser reproduzido e o objetivo do Ministério da Educação é que o exame seja totalmente digital até 2026.

Leia também: Inep divulga resultados de pedidos de isenção de taxa no Enem

Por enquanto, o Enem Digital será aplicado para 100 mil estudantes. As provas acontecerão em alguns municípios selecionados distribuídos nos 26 estados e no Distrito Federal. A lista de cidades pode ser consultado no  site do Inep (Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Jobim). 

Este ano, poderão participar apenas concluintes do ensino médio em 2020 ou candidatos que já concluíram o ensino médio. Ou seja, os treineiros ainda não poderão participar da modalidade digital da prova.

Como participar do Enem Digital?

Aqueles que se enquadrarem nos critérios, devem fazer a opção pelo Enem Digital no ato da inscrição . É preciso prestar atenção, porque uma vez feita a opção não poderá ser alterada. Além disso, mesmo com datas de aplicação diferentes, não será possível se inscrever nas duas modalidades, impressa e digital, da prova.

Para evitar que mais candidatos escolham a opção Enem Digital do que o total de vagas disponíveis naquele município, haverá um critério de ordem de inscrição. Quando o máximo for atingido, as inscrições na modalidade digital serão encerradas. Aqueles que não forem contemplados com o Enem digital poderão realizar o exame impresso normalmente.

Você viu?

Mesmo que alguns participantes inscritos na versão digital não tenham a inscrição confirmada, as vagas remanescentes não serão reabertas. Ou seja, se apenas 90 mil pessoas forem confirmadas, por exemplo, serão aplicadas 90 mil provas.

Também cabe ressaltar que o Enem Digital ainda não contará com recursos de acessibilidade, então aqueles que tiverem essa necessidade devem optar pelo  Enem Impresso .

Leia também:  Entidades educacionais são a favor do adiamento do Enem 2020

Como vai acontecer o Enem Digital?

A modalidade digital também seguirá o modelo tradicional de aplicação, em escolas. Os candidatos também terão o mesmo tempo para concluir o exame. A única diferença será que ao invés de receber um caderno de perguntas e um gabarito, o candidato terá acesso às questões em um computador, onde também deverá respondê-las.

Por outro lado, as questões das duas versões serão diferentes, mas devem ter o mesmo nível de dificuldade. O tema da redação também será diferente e os candidatos do Enem Digital também terão que fazê-la a mão.

O Enem Digital não vai acontecer no mesmo dia do exame impresso. No entanto, as datas são o centro de uma  disputa judicial entre o governo federal e entidades que criticam a manutenção do calendário por causa da pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!