Mensagem de erro aparece após informe da data de nascimento
Reprodução
Mensagem de erro aparece após informe da data de nascimento

No primeiro dia de requisição da isenção de taxa de inscrição do Enem 2020, estudantes relataram erros no sistema que os impediram de concluir o pedido. Problema acontece na hora de informar a data de nascimento.

Leia também: Em quarentena, estudantes contam como se preparam para o Enem

Milhares de estudantes usaram o Twitter para denunciar um erro no sistema do Enem 2020 que os impede de concluir o pedido de isenção da taxa de inscrição. Segundo os candidatos, no ato da inscrição, que é feita por meio de um chat automatizado, após informar a data de nascimento eles receberam uma mensagem informando que os dados  estavam errados.

A mensagem de erro recebida pelos estudantes afirma que a data de nascimento não condiz com aquela que está no cadastro da Receita Federal, responsável pela emissão do CPF.

Você viu?

Outros estudantes relataram ainda um problema em outra fase da inscrição. Segundo os candidatos, um telefone fixo de contato é exigido ainda que a pessoa tenha informado anteriormente que não o possui em sua residência.

Procurado pela reportagem, o Ministério da Educação informou que "os participantes que encontrarem dificuldades para fazer o pedido de isenção ou justificar a ausência devem entrar em contato com o canal de atendimento telefônico (0800616161) para receber orientações individualizadas sobre como resolver a ocorrência".

Algumas horas atrás, o Inep (Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão do MEC responsável pelo Enem, publicou em suas redes sociais a informação de que até então 120 mil pessoas já haviam solicitado a isenção de taxa.

O pedido de isenção é a primeira etapa de uma série que resultará na aplicação das provas, em outubro e novembro deste ano. O  calendário do Enem 2020 foi divulgado na última terça-feira (31) e vem sendo criticado por não prever um adiamento do exame em função da pandemia de coronavírus.

    Leia tudo sobre: Enem

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!